Potterhead, vai preparando a varinha, a capa e a vassoura: a estreia de De Volta a Hogwarts, especial de comemoração de 20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, está prestes a acontecer. A produção chega a HBO Max em 1º de janeiro, reunindo o elenco para lembrar tudo o que aconteceu durante as gravações dos oito filmes que adaptam a história dos livros de J.K. Rowling — que não foi convidada para o reencontro.
A expectativa, claro, está alta para reencontrar a turminha e, por isso, GZH preparou um compilado com tudo o que se sabe sobre este especial que estará recheado de magia. Confira:
Elenco de volta
Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, o trio protagonista, assim como os coadjuvantes Gary Oldman (Sirius Black), Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange), Ralph Fiennes (Lord Voldemort), Tom Felton (Draco Malfoy), Robbie Coltrane (Rubeo Hagrid), Jason Isaacs (Lucius Malfoy), James e Oliver Phelps (Fred e George Weasley), Bonnie Wright (Gina Weasley), Mark Williams (Arthur Weasley), Alfred Enoch (Dean Thomas), Ian Hart (Quirinus Quirrell), Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Evanna Lynch (Luna Lovegood) se reunirão para relembrar a saga.
O cineasta Chris Columbus, responsável por dirigir Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, também dará depoimentos para celebrar as duas décadas da franquia.
Quase desistiram
Hermione Granger e Rony Weasley quase foram abandonados por Emma Watson e Rupert Grint, acredita? Pois é! Segundo o Daily Mail, que teve acesso a um trecho da reunião com os atores, a dupla que integrou o trio protagonista cogitou seriamente deixar o projeto no meio do caminho.
Segundo Emma Watson, na época de Harry Potter e a Ordem da Fênix, ela pensou em deixar o trabalho após a fama mundial interferir diretamente em sua vida.
— Acho que fiquei com medo. Não sei se você já se sentiu como se tivesse chegado a um ponto crítico, no qual você pensava: “Isso é meio que para sempre agora” — recordou a atriz.
Grint concordou:
— Eu também tive sentimentos parecidos com os de Emma, pensando em como seria a vida se eu encerrasse um dia. Nós nunca falamos realmente sobre isso. Acho que estávamos passando por isso no nosso próprio ritmo, estávamos meio que no momento. Simplesmente não nos ocorreu que provavelmente todos nós tínhamos sentimentos semelhantes.
Daniel Radcliffe, o Harry Potter, explicou o motivo da dificuldade de ter conversas mais aprofundadas:
— Nunca conversamos sobre isso no filme, porque éramos apenas crianças. Como um garoto de 14 anos, eu nunca viraria para outro garoto de 14 anos e falaria algo como: “Ei, como você está? Está tudo bem?".
Sem problemas com o passado
Ao contrário do que muitos possam pensar, Daniel Radcliffe enfatizou que jamais se incomodará de falar sobre sua experiência na pele de Harry Potter:
— Eu sempre ficarei feliz de falar sobre isso. Acho que as pessoas esperam que eu não queira falar disso, mas isso seria como alguém jamais falar sobre sua infância ou adolescência. Todos os aspectos da minha vida estão conectados a Potter e a Leavesden (bairro na Inglaterra onde fica localizado um dos estúdios de Harry Potter).
Primeiro beijo
O protagonista da saga ainda explicou que, ao contrário dos adolescentes normais, as suas experiências foram movidas das escolas para os sets de gravação. Inclusive, no que se refere a relacionamentos.
— Meu primeiro beijo foi com alguém daqui, as minhas primeiras namoradas estavam aqui... Qualquer coisa que eu consiga imaginar tem relação com isso tudo. De certa forma, tudo gira em torno dos sets de filmagem de Potter. Todo mundo me diz: “Você cresceu em frente às câmeras”. Bem, sim e não. Ainda assim crescemos de maneira privada, apenas fizemos isso num set, e fizemos isso uns com os outros, o que é meio bizarro — divertiu-se.
Radcliffe também confessou uma paixão por Helena Bonham Carter. O astro chegou a enviar uma mensagem para a colega no fim das filmagens do último filme, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, em 2011: "HBC (Helena Bonham Carter), foi um prazer ser teu colega de elenco e suporte, uma vez que acabava sempre segurando o teu café".
O intérprete de Harry Potter chegou a confessar na mensagem o que sentia pela atriz, que é 23 anos mais velha. "Eu te amo e gostaria de ter nascido 10 anos antes, então poderia ter tido uma oportunidade".
Cabelos feios
Mesmo com as boas lembranças da época das gravações, Daniel Radcliffe e Rupert Grint compartilham um desagrado com a produção: os cortes de cabelo no formato “tigelinha”. Em um clipe divulgado do especial, o astro britânico confessou que tentou convencer o diretor de Harry Potter e o Cálice de Fogo, Mike Newell, a mudar o visual dos personagens — porém, não teve sucesso.
— A única coisa que eu ainda preciso ter uma conversa séria com Mike Newell é que todo ano quando terminávamos um filme, eles diziam: “Não cortem os cabelos durante as férias de verão. Vamos cortar quando vocês voltarem, e aí a gente decide o que fazer com essas cabeleiras” — lembrou Radcliffe.
O astro ainda explicou que ele e Grint deixavam o cabelo crescer “por meses” e, assim que voltavam a gravar, Newell dizia que “estava ótimo”:
— A gente dizia: “Não, não, não. Você não vai deixar a gente assim, né? Estamos virando adolescentes e deveríamos estar paquerando as menininhas nesse filme! Tipo… Não é assim que vamos aparecer, né?”. Acho que eu e Rupert ficamos bem devastados quando nos demos conta de como seria. Mesmo assim, ainda amo o Mike.
Expectativa
Emma Watson, a Hermione, sentiu-se feliz ao ser convidada para participar do reencontro e reconheceu que parte do elenco não se via há vários anos, o que aumentou a expectativa para o especial.
— Isso está sendo uma alegria, uma alegria inesperada. Eu realmente não sabia como iria me sentir. Eu fiquei bastante ansiosa hoje pela manhã, mas fui positivamente surpreendida ao reviver tudo isso — comentou.
Já Radcliffe enfatizou que não seria o mesmo hoje em dia se não fossem por todos os envolvidos na franquia que estão presentes no especial.
— É muito louco pensar que eu assisti a essa galera crescendo e acompanhei todos os estágios de suas vidas. É um forte elo que sempre teremos. Somos uma família. Sempre seremos parte das vidas uns dos outros — refletiu Grint, abraçando os amigos na sequência.
Veja o trailer de Harry Potter: De Volta a Hogwarts: