O quarto filme da saga Matrix, com estreia prevista para 22 de dezembro deste ano, se chamará The Matrix: Resurrections. Junto com o anúncio, a Warner Bros exibiu um trailer a jornalistas durante o festival CinemaCon, em Las Vegas.
Segundo o Deadline, o vídeo — que ainda não está disponível online — começa com o personagem de Neil Patrick Harris conversando com Neo (Keanu Reeves) em um futuro próximo em São Francisco, nos Estados Unidos. O Escolhido parece não entender o que está acontecendo. Reeves pergunta: "Estou louco?", e Harris, que interpreta um terapeuta, responde: "Não usamos essa palavra por aqui".
Na cena seguinte, Neo encontra Trinity (Carrie Anne Moss) em um café. Ela pergunta: "Nós nos conhecemos?". Ao som de White Rabbit, de Jefferson Airplane, uma dose de pílulas azuis é derramada em uma pia e, em seguida, uma imagem distorcida no espelho mostra um Neo envelhecido. Um jovem Morpheus surge e diz que "está na hora de voar", e lhe entrega uma pílula vermelha. As próximas cenas são recheadas de lutas e ação.
Com o retorno de vários atores da trilogia original, como Reeves, Moss e Jada Pinkett Smith (Niobe), o novo Matrix contará também com Jonathan Groff (Mindhunter), Yahya Abdul-Mateen (Aquaman) e Priyanka Chopra Jonas (Baywatch), além de Neil Patrick Harris. Lana Wachowski, metade da dupla que criou a franquia (ao lado da irmã, Lilly), volta como diretora e roteirista para o quarto capítulo.
O primeiro Matrix foi lançado em 1999. Junto com as sequências, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, ambas de 2003, a franquia faturou US$ 1,6 bilhão nas bilheterias mundiais.