Na esteira do lançamento de Borat 2 no Amazon Prime Video, na última sexta-feira (23), o governo do Cazaquistão decidiu aproveitar o sucesso do filme de comédia. Retratado de forma fictícia na produção, o país utilizou na vida real o bordão "Very Nice", do personagem de Sacha Baron Cohen, para promover o turismo no local, em quatro vídeos curtos que mostram a cultura da nação e destinos de viagem.
A aceitação do filme, contudo, é recente. No lançamento do primeiro longa de Borat, o governo do Cazaquistão baniu a obra por divulgar uma imagem considerada ruim do país. Conforme os anos se passaram, o entendimento sobre a produção cômica mudou e começou a ser vista com bons olhos por ter dado visibilidade à nação.
Após descobrir a mudança de posicionamento do Cazaquistão, Cohen enviou um e-mail com um comunicado ao jornal The New York Times:
“Isso é uma comédia, e o Cazaquistão do filme não tem nada a ver com o do mundo real. Escolhi o Cazaquistão porque era um lugar que quase ninguém nos EUA conhecia, o que nos permitiu criar um mundo selvagem, cômico e falso. O Cazaquistão real é um belo país, com uma sociedade orgulhosa e moderna — o oposto da versão de Borat.”