Atualmente, Keanu Reeves é um dos atores mais reconhecidos no mundo. Sua fama se consagrou especialmente por conta de sua participação em Matrix, onde ele interpretou o personagem Neo. Contudo, a carreira do astro poderia ter seguido um caminho bem diferente se não fosse por Will Smith.
Em 1990, Reeves já era considerado uma estrela, tendo atuado em diversos filmes. Até aquele momento, sua atuação mais expressiva havia sido de Jack Traven, em Velocidade Máxima. Smith, por outro lado, havia estrelado Um Maluco no Pedaço e Homens de Preto.
Na época, as Irmãs Wachowski, responsáveis pela criação de Matrix, haviam decidido que Smith seria perfeito para o papel. Entretanto, tanto ele quanto Brad Pitt recusaram a proposta. Reeves, então, foi escolhido como protagonista de Matrix.
De acordo com o site Showbiz CheatSheet, foi estrelando como Neo que Reeves se tornou um ícone. Embora ele já fosse bem sucedido na época, talvez ele não teria chegado ao patamar no qual se encontra hoje sem Matrix, uma vez que os maiores sucessos dele foram filmes de ação.