Parte do Festival de Cinema de Gramado será feito em um formato inédito neste ano. A organização do evento anunciou, nesta quinta-feira (16), que a 48º edição de 2020 será online e exibida na televisão por conta da pandemia de coronavírus. O entendimento é de que é necessário manter a realização do festival neste ano, mas de forma segura.
O Canal Brasil será o responsável por exibir as mostras competitivas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros e dos curtas nacionais.
— Até aqui, foram 47 edições apoiando a produção nacional, mesmo nos momentos mais difíceis, desde a valorização dos curtas, escola e porta de entrada para grandes cineastas. Mais do que nunca, é hora de honrarmos a nossa tradição e mantermos a cooperação e parceria com realizadores — avaliou Diego Scariot, gerente de projetos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo festival.
Por enquanto, a cerimônia de premiação está mantida no Palácio dos Festivais, mas ainda não foi divulgado como ela será realizada e quais protocolos serão adotados, como a dinâmica do público e de entrega dos kikitos. Inicialmente programado para agosto, o evento foi adiado para os dias 18 a 26 de setembro.