Há uma teoria de que todas as pessoas do mundo estão separadas por no máximo seis graus de distância. Há uma segunda teoria, de que Kevin Bacon estaria relacionado a todos os atores de Hollywood. Por isso, há um jogo que propõe encontrar o vínculo mais curto entre ele e qualquer ator. Agora, o tal jogo, Six Degrees of Kevin Bacon — ou Bacon's Law —, pode salvar vidas.
É o que propõe o próprio Kevin Bacon, 61 anos, em uma campanha de prevenção ao novo coronavírus, anunciada em 18 de março. A dinâmica é simples: além de permanecer em isolamento, para evitar a disseminação da doença, você precisa fazer uma publicação nas redes sociais dizendo por quem você decidiu permanecer em casa — seu avô, mãe, amigo, pode ser qualquer um. Em seguida, basta marcar seis pessoas para fazerem o mesmo.
— E já que estamos todos conectados por vários graus, acreditem em mim, eu sei!, podemos trabalhar juntos para ficar em casa, nos manter a salvo e espalhar a mensagem — comentou Bacon.
Várias pessoas, famosas e anônimas, já participaram da corrente
Bacon também reiterou a necessidade do isolamento social:
— Neste momento, como muitas pessoas ao redor do mundo, eu estou ficando em casa, porque isso salva vidas e é a única forma que temos para diminuir a velocidade de disseminação do coronavírus. Porque o contato que você faz com alguém, que faz contato com outra pessoa, pode ser o que deixa a mãe ou avó ou esposa de alguém doente.
As publicações estão sendo feitas com a hashtag #IStayHomeFor ("Eu fico em casa por...", em tradução livre). Bacon ressaltou que "todos nós temos alguém por quem vale a pena ficar em casa por" e citou que sua esposa, a atriz Kyra Sedgwick, é a razão dele. Confira o vídeo completo: