O Espaço Itaú de Cinema informou que, a partir da próxima quinta-feira (19), as salas de exibição em Porto Alegre estarão fechadas. Em nota oficial, o espaço cultural disse que observa a evolução do novo coronavírus e, com "o objetivo de preservar a saúde dos nossos colaboradores e clientes", toma a decisão de pausar as operações por tempo indeterminado.
"Continuaremos acompanhando as recomendações das autoridades e dividiremos com vocês qualquer novidade", encerra o informativo da rede de cinemas, que também tem operações em outras cinco capitais. No Rio de Janeiro e em Brasília, as salas foram fechadas no último final de semana.
Já São Paulo e Salvador terão atividades suspensas nesta terça (17) e na quarta-feira (18), respectivamente. Assim como em Porto Alegre, as salas de exibição de Curitiba serão fechadas na quinta-feira.
Outros exibidores
Na tarde desta segunda-feira (16), o presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas, Ricardo Leite, afirmou que as principais redes exibidoras com operações em Porto Alegre, como Cinemark, GNC e Cineflix, estão monitorando a situação. Até o momento, os circuitos aumentaram a frequência de higienização na salas, disponibilizaram álcool gel para os clientes e estão acompanhando atentamente a situação dos funcionários. Um posicionamento oficial deve ser publicado até esta terça-feira (17).
Desde sexta-feira (13), a Sala Redenção, a Cinemateca Paulo Amorim e a Cinemateca Capitólio já tinham suspendido as sessões. O Cine Farol Santander e o CineBancários também interromperam os serviços neste domingo (15) e segunda-feira (16). Em todos os casos, ainda não há previsão para reabertura.
O Guion Center, na Cidade Baixa, também anunciou que suas atividades estão paralisadas a partir de quinta-feira (19), pelos próximos 15 dias.