A atriz americana Laura Dern conquistou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em História de um Casamento, em cerimônia que teve início na noite deste domingo (9). É a primeira estatueta dela, que chega justamente poucas horas antes do dia de seu aniversário de 54 anos – que completa no dia 10 de fevereiro.
Interpretando a afiada advogada de divórcios Nora Fanshaw, Laura Dern entregou uma atuação poderosa e contundente em História de um Casamento. Em uma das cenas mais memoráveis do filme, ela realiza um monólogo que ecoou nas redes sociais sobre as expectativas da sociedade paras as mães e a aceitação da figura do pai ausente.
Por conta desse papel, ela já havia faturado prêmios como Bafta, Globo de Ouro e Sindicato dos Atores, chegando como favorita absoluta ao Oscar da categoria. Qualquer outra vencedora aqui teria sido uma zebra.
No Oscar, Laura havia sido indicada como melhor atriz, em 1992, com As Noites de Rose (sua mãe, Diane Ladd, concorreu pelo mesmo filme como atriz coadjuvante) e atriz coadjuvante por Wild, em 2015. Em seu discurso, ela mencionou sua mãe:
– Dizem para nunca conhecer os seus heróis, mas eu penso que se você for realmente sortudo, seus heróis serão seus pais.
Concorria com Laura as atrizes Kathy Bates (O Caso Richard Jewell), Scarlett Johansson (Jojo Rabbit), Florence Pugh (Adoráveis Mulheres) e Margot Robbie (O Escândalo).