Será um refresco para os olhos. A orla do Guaíba terá nesta terça-feira (21) outra atração visual, além do pôr do sol. A partir das 19h30min, o ponto turístico da cidade será transformado em cinema ao ar livre. A sessão estava marcada para quinta-feira (16), mas foi transferida devido a previsão de chuva.
A iniciativa Cine Verão Unimed faz parte da programação do 21º Porto Verão Alegre e é encabeçada pela curadoria de experiências Lora, responsável pelas bem-sucedidas sessões na Escadaria no Viaduto da Borges e na Travessa dos Venezianos. Serão projetados três curtas-metragens nacionais: Três Vezes por Semana (2011), De Castigo (2014) e A Piscina de Caíque (2017).
Para montar o programa, a equipe de curadoria se baseou em um clima de “verão-família-comédia”. Dirigidos por jovens cineastas, os filmes são oriundos de diferentes Estados: São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul. Segundo a produtora do evento, juntos, os filmes retratam três distintas “experiências de verão sob a ótica de três gerações”, infância, adolescência e terceira idade.
A programação será aberta pelo curta-metragem De Castigo (2014, 19min), de São Paulo. O filme mostra a cumplicidade que surge entre o menino Felipe e sua tia Guta, depois que ele é obrigado a passar alguns dias na casa dela. Dirigido por Helena Ungaretti, ganhou o prêmio de melhor filme na avaliação do público na Mostra de Tiradentes de 2015.
De Goiás, A Piscina de Caíque (2017, 15 min), de Raphael Gustavo da Silva, é centrado em dois amigos que, na falta de uma piscina, divertem-se escorregando no chão molhado da área de serviço, mas acabam tendo problemas por causa do desperdício de água.
A noite termina com o gaúcho Três Vezes por Semana (2011, 15 min), de Cris Reque. A história é centrada em Silvia, uma senhora solitária e amargurada cuja aula de hidroginástica é a única diversão. A produção foi premiada na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado, Festival Mix Brasil, Curta-SE e Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.
Cine Verão Unimed
- Na terça-feira (21 de janeiro), das 19h às 22h30min.
- Av. Edvaldo Pereira Paiva, na orla do Guaíba, na área próxima ao selfie point.
- Classificação livre.
- Entrada franca.
Programação:
20h - De Castigo (2014)
20h30min - A Piscina de Caíque (2017)
20h50min - Três Vezes por Semana (2011)