A lista com os indicados ao Oscar 2020 foi divulgada nesta segunda-feira (13) com a ausência de grandes nomes e produções de Hollywood. Alguns deles, inclusive, estavam cotados a vencer a estatueta mais cobiçada do cinema, como era o caso de Adam Sandler e o filme Joias Brutas.
Frozen 2, a mais bombada das animações atualmente, também foi esnobada pelo Oscar neste ano. Outra ignorada que chamou a atenção foi na categoria de Melhor Diretor, que teve somente nomes masculinos entre os cinco indicados. A diretora de Adoráveis Mulheres, Greta Gerwig, era cogitada a aparecer na lista.
Abaixo, confira a lista de alguns nomes ignorados pela premiação em 2020:
Adam Sandler
Joias Brutas foi elogiado após ser exibido em festivais de cinema e todo mundo estava achando que o filme colocaria Adam Sandler na disputa do Oscar. Entretanto, a produção da Netflix não apareceu entre os indicados.
Frozen 2
Dessa vez, Anna e Elsa e todo elenco de Frozen 2 foram ignorados pela Academia e não apareceram na categoria de Melhor Filme de Animação, mesmo sendo a animação com a maior bilheteria da história. A produção foi indicada apenas na categoria de Melhor Canção Original por Into The Unknown.
Ausência de diretoras mulheres
Assim como o Globo de Ouro, o Oscar 2020 não destacou nenhum nome feminino na categoria de Melhor Diretor. A diretora de Adoráveis Mulheres, Greta Gerwig, era a mais cotada a aparecer na lista. Seu filme teve seis indicações neste ano. Outros nomes como Lulu Wang (A Despedida) e Olivia Wilde (Fora de Série) também ficaram de fora.
Jennifer Lopez
A atuação de Jennifer Lopez no filme As Golpistas foi elogiada em festivais de cinema, mas não o suficiente para aparecer na lista do Oscar. A atriz e cantora chegou a ser lembrada na premiação do Sindicado de Atores de Hollywood (SAG Awards).
Lupita Nyong'o
A atriz Lupita Nyong'o foi indicada ao SAG Awards e venceu um prêmio no Critics' Choice Awards 2020 pela atuação no filme de terror Nós, mas seu nome não apareceu na lista do Oscar deste ano.
Beyoncé
Spirit, música original composta e produzida por Beyoncé para o novo filme de O Rei Leão, abalou as redes sociais quando foi lançada e inclusive já foi indicada em outras premiações de cinema na categoria de Canção Original. No Oscar, porém, a cantora não apareceu na lista.
Taron Egerton e Rocketman
Vencedor do Globo de Ouro 2020 por personificar a vida de Elton John no cinema, Taron Egerton ficou de fora da lista do Oscar nesse ano na categoria dos atores. O filme Rocketman também foi esnobado pela Academia, sendo indicado apenas na categoria de Melhor Música Original, por I’m Gonna Love Me Again.
Eddie Murphy e a ausência de indicados negros
Meu Nome É Dolemite esteve presente nas últimas premiações do cinema, como o Globo de Ouro 2020, mas não figurou na lista do Oscar. Seu protagonista, Eddie Murphy, também não foi indicado na categoria de Melhor Ator. O Oscar deste ano, aliás, mostrou que ainda enfrenta problemas de representatividade por conta da ausência de indicados negros. A atriz Cynthia Erivo, indicada por Harriet, é a única profissional negra presente nas principais categorias do Oscar deste ano.