A atriz Sue Lyon, conhecida por seu trabalho no filme "Lolita", faleceu nesta quinta-feira (26), em Los Angeles, aos 73 anos. Apesar da causa da morte não ter sido revelada, um amigo próximo da atriz contou ao jornal The New York Times que ela estava doente havia alguns meses.
Nascida em 1946, nos Estados Unidos, Sue foi escalada pelo cineasta Stanley Kubrick, aos 14 anos de idade, para viver a garota de 12 anos que protagoniza "Lolita" (1962), adaptação da obra de Vladimir Nabokov. Na época, a atriz foi escolhida entre 800 concorrentes para o papel da personagem.
Assim como o livro, o filme, dirigido por Kubrick, levantou polêmicas ao narrar um homem de meia idade que se apaixona pela jovem, mas a performance da atriz a consagrou no audiovisual. Em 1963, Sue venceu o Globo de Ouro de Atriz Revelação por seu trabalho em "Lolita".
Sue também estrelou filmes como “A noite do Iguana”, entre outros longas e séries de TV. Os últimos trabalhos dela foram na década de 1980. A atriz deixa uma filha.