Aos poucos vai se formando o elenco do novo filme do Batman, dirigido por Matt Reeves e com previsão de estreia somente em 2021. Depois de Robert Pattinson, anunciado para o papel principal e da recém-confirmada Zoë Kravitz como a Mulher-Gato, há um novo integrante na trama: o ator Paul Dano interpretando o vilão Charada.
De acordo com o site Hollywood Reporter, a Warner Bros confirmou nesta quinta-feira (17) o nome de Dano no elenco. Ele atuou nos filmes 12 Anos de Escravidão (2013), Sangue Negro (2007) e Pequena Miss Sunshine (2006), entre outros.
Dano assume o desafio de interpretar Edward Nashton, homem que viveu uma infância conturbada, marcada pela falta de atenção dos pais, e cresceu obcecado por enigmas, Nashton mantém essa compulsão quando envereda por uma carreira criminosa. Para romper com seu passado traumático, ele adota a identidade do charada mas também altera seu nome civil, mudando-o para Edward Nygma (que pode ser abreviado com o trocadilho "E.Nygma"). Convencido de possuir uma inteligência superior e obcecado por jogos mentais e enigmas, o Charada costuma cometer crimes assinados com complexos quebra-cabeças que não apenas assumem a autoria do delito como representam pistas landadas em desafio às autoridades e ao Batman. Criado por Bill Finger e Dick Sprang, é um dos adversários mais antigos do Homem-Morcego – sua primeira aparição nos quadrinhos foi em 1948
Outro nome confirmado em The Batman é o de Jeffrey Wright (Westworld) como o policial Comissário Gordon. Na série clássica dos anos 1960, o Charada foi vivido por dois atores diferentes: Frank Gorshin e John Astin. No filme Batman: Eternamente (1995), foi encarnado por Jim Carrey, então no seu auge como recente astro da comédia. Na série Gotham, Edward Nygma foi transformado em um jovem perito de laboratório da polícia, que vai gradativamente enlouquecendo até se tornar uma versão mais sombria e homicida do vilão. O ator Cory Michael Smith (de 1985 e Carol) vive o personagem.