Coringa, filme que coloca em primeiro plano o conhecido inimigo do Batman, chega aos cinemas brasileiros no dia 3 de outubro. A cada dia que passa, a expectativa para o longa-metragem estrelado por Joaquin Phoenix deixa ainda mais ansiosos os fãs do universo da DC Comics.
No último fim de semana, Coringa, dirigido por Todd Phillips (de Se Beber, Não Case e Cães de Guerra), foi aplaudido por oito minutos após a exibição no Festival de Veneza e recebeu críticas positivas em todo o mundo.
Abaixo, veja uma lista de 10 fatos sobre o filme:
Sinopse
Coringa conta a história de Arthur Fleck, que trabalha como palhaço durante o dia e tenta a sorte como comediante de stand-up à noite. Logo descobre que a grande piada é ele mesmo. Tem um distúrbio que o faz ter ataques de riso incontroláveis. Em uma Gotham City degradada, situada entre os anos 1970 e 1980, Fleck passa a oscilar entre a sanidade e a loucura e toma uma decisão que terá graves consequência.
Personagens
Além de Joaquin Phoenix , Coringa tem no elenco Zazie Beetz (de Deadpool 2), como Sophie Dumond, caso amoroso do protagonista, e Robert De Niro, que vive o comediante Murray Franklin. Brett Cullen é Thomas Wayne, pai do futuro Batman. O papel da mãe de Coringa, Penny Fleck, é interpretado por Frances Conroy (de American Horror Story) .
É um filme dentro do universo DC Comics?
Não. Coringa não tem relação com nenhum outro longa-metragem do Batman. Segundo o diretor Todd Phillips, é um projeto isolado, que não seria possível em um universo compartilhado. Philips também não teve como referências primárias HQs clássicas que já destacaram o Coringa, entre elas A Piada Mortal, embora alguns elementos dessa estejam de alguma forma representados no filme.
Referências
Phillips já afirmou que uma das maiores inspirações para Coringa é O Rei da Comédia (1982), filme de Martin Scorsese estrelado por Robert De Niro, que vive um aspirante a comediante que sequestra um apresentador de TV que é seu ídolo (Jerry Lewis) para que este lhe dê uma oportunidade de mostrar seu talento. Outro filme de Scorsese e De Niro, Taxi Driver (1976), é uma referência notada em Coringa.
Trilha sonora
Conhecida por suas trilhas em tons mais sombrios, a islandesa Hildur Guonadottir assina a composição das faixas de Coringa. Em seu currículo, estão filme como A Chegada e Sicário: Dia do Soldado e a série Chernobyl. No trailer final de Coringa, o vídeo é embalado pela canção Smile, feita por Charles Chaplin em 1936, para o filme Tempos Modernos. Em 1954, John Turner e Geoffrey Parsons criaram uma letra para a música, com versos que dizem que sempre haverá um futuro brilhante ao ouvinte se ele sorrir o tempo todo.
Data de estreia
A estreia de Coringa está marcada para o dia 3 de outubro no Brasil, um dia antes da estreia nos EUA.
Recepção da crítica
A primeira exibição oficial de Coringa ocorreu no último fim de semana, no Festival de Veneza, e as críticas foram - em sua maioria - bem positivas. A Variety disse que o longa se trata de "uma peça de moral deslumbrantemente perturbada, que fala da era dos incels (praticantes do celibato involuntário), dos atiradores que miram nas multidões, da política sem esperança, do tipo de ódio que emerge dos sonhos esmagados".
A atuação de Phoenix também foi destaque nas resenhas. "Essa é uma visão verdadeiramente assustadora do capitalismo da época - sem dúvida o melhor filme de terror social desde Corra! - e Joaquin Phoenix é magnético nele", destacou o Time Out. O London Evening Standard, por sua vez, foi bem direto ao ponto: "Quem assistir a esse novo filme não precisará de qualquer outra versão".
A risada
Em entrevista à revista italiana La Repubblica, Phoenix explicou a inspiração para a risada do Coringa, marca registrada do personagem:
— Eu assisti a vídeos de pessoas que sofrem de uma risada patológica, um transtorno neurológico que faz com que indivíduos riam incontrolavelmente.
Oscar?
Aplaudido por oito minutos após sua exibição em Veneza, Coringa já ganhou favoritismo pela corrida ao Oscar. Sites especializados apontam, inclusive, que Phoenix merece uma indicação à estatueta de Melhor Ator.
Leão de Ouro
Outro ponto que fortalece Coringa para a disputa do Oscar foi ter vencido o Leão de Ouro no Festival de Veneza.
Trailer final
Divulgado na semana passada, o trailer aqueceu o lançamento previsto para outubro.