O cão escalado para fazer a versão live-action de A Dama e o Vagabundo, clássico da Disney de 1955, tem uma história semelhante com a do personagem Vagabundo. De acordo com o site AZ Central, o cachorro vira-lata foi encontrado em um abrigo de Phoenix, cidade do sul dos Estados Unidos.
O bicho morava em uma instituição de animais abandonados chamada Halo Animal Rescue, até ser adotado por um grupo de pessoas que não comunicaram a razão do resgate. A presidente do abrigo, Heater Allen, sabia, no entanto, que o cãozinho estava prestes a se tornar uma estrela de Hollywood.
— Ele foi adotado em abril de 2018, e sabíamos que as pessoas que pegaram ele consideravam torná-lo uma estrela de Hollywood, mas não sabíamos o que era, porque era ultra secreto — disse Allen em entrevista ao AZ Central.
De nome Monte, o vira-lata apresenta alguma mistura com uma raça específica, mas Allen não sabe dizer com exatidão qual seria.
— Ele é uma mistura de terrier de algum tipo. Ele é um vira-lata de abrigo. Isso torna isso mais legal. Não é que os abrigos não tenham cães de raça pura, mas ele realmente mostra o quão bons são os cães de abrigo. Eles são super amigáveis e podem ser extrovertidos — defende a protetora.
No filme, o vira-lata receberá a voz do ator Justin Theroux, que já demonstrou empatia com cães de rua e cachorros em geral. Nas redes sociais, o artista costuma postar fotos e vídeos com os pets.