Conhecido por interpretar o vilão no clássico Blade Runner: O Caçador de Androides (1982), o ator holandês Rutger Hauer morreu aos 75 anos. O empresário do artista disse à revista Variety que ele não resistiu a uma "curta doença", sem detalhar o problema, e faleceu no dia 19 de julho, em sua casa, na Holanda. O funeral foi realizado nesta quarta-feira (24).
Nascido em 23 de janeiro de 1944, Hauer começou a atuar na década de 1960. A estreia nas telas foi como protagonista da série medieval Floris (1969), de Paul Verhoeven. Nos anos 1970, popularizou-se em seu país de origem pela participação em Louca Paixão (1973), longa do mesmo diretor e que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Na década de 1980, tornou-se astro de diversos filmes de Hollywood após viver o antagonista Roy Batty, que enfrentou Rick Deckard (Harrison Ford) em Blade Runner e proferiu a famosa frase:
— Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.
Pouco tempo depois, entrou para o elenco de O Feitiço de Áquila (1985), no qual viveu um casal amaldiçoado com Michelle Pfeiffer: ela se transformava em gavião durante o dia e ele virara um lobo durante a noite.
Embora seu papel mais icônico tenha sido em Blade Runner, Hauer também teve grande destaque no gênero do terror. Nas últimas décadas, interpretou Van Helsing em Drácula 3D (2012) e o vampiro Barlow na minissérie A Mansão Marsten (2004). Entre outras produções, participou ainda de Batman Begins (2005) e Sin City: A Cidade do Pecado (2005). Além disso, fez participações nos seriados True Blood, da HBO; Galavant, da ABC; e Porters, lançada em 2017, sendo considerado seu último trabalho.
Ele venceu um Globo de Ouro em 1988 pelo telefilme Fuga de Sobibor (1987). Em 1994, recebeu outra indicação por A Nação do Medo (1994), mas não levou a estatueta para casa. Em 2007, lançou uma autobiografia, intitulada All Those Moments: Stories of Heroes, Villains, Replicants, and Blade Runners.
O ator participou de quatro produções que ainda não foram lançadas, sendo três filmes e um material para a TV. Um desses materiais é a minissérie A Christimas Carol, adaptação da obra homônima de Charles Dickens, produzida por Ridley Scott.
Preocupado com causas sociais, o artista fundou uma ONG de combate ao HIV, a Rutger Hauer Starfish Association, em 2000.
Ele deixa uma filha, a atriz Aysha Hauer.