A atriz Denise Nickerson, que interpretou a menina Violet Beauregard no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), morreu na madrugada desta quinta-feira (11), nos Estados Unidos, aos 62 anos. Após sofrer convulsões nos últimos dias, ela estava hospitalizada e sua família já havia informado que sua morte ocorreria em alguns dias.
Denise foi vítima de um derrame no ano passado. No início desta semana, foi diagnosticada com pneumonia e, na quarta-feira (10), os aparelhos que a mantinham respirando foram desligados. Sua morte foi confirmada em uma página do Facebook mantida por sua família. "Ela se foi", diz a mensagem.
Seus familiares também lançaram uma campanha na internet pedindo doações para cremá-la e transformar suas cinzas em peças de arte feitas de vidro, o que teria sido um pedido da atriz.
Denise tinha 14 anos quando atuou no clássico estrelado por Gene Wilder e dirigido por Mel Stuart. Sua personagem, Violet, era uma menina atlética e competitiva, recordista mundial em mascar chicletes.
Selecionada ao lado de outras crianças para conhecer a fábrica de chocolates do misterioso e exótico Willy Wonka (Wilder), Violet acaba demonstrando arrogância e ambição desmedidas, o que a faz se dar mal no passeio pela empresa de doces. Sob protestos do próprio Wonka, mastiga um chiclete ainda em fase de testes, incha e vira uma bola da cor violeta. Termina expulsa da competição.
Denise também interpretou a jovem Allison na série de TV The Eletric Company (1971-1977) e as personagens Amy Jennings e Nora Collins na novela fantasmagórica Dark Shadows. Ela deixou de atuar em 1978, tornando-se enfermeira.