A escalação de uma atriz e cantora negra para interpretar Ariel, uma das princesas mais tradicionais das histórias da Disney, mereceu uma homenagem da personagem brasileira criada para representar a diversidade étnica nos quadrinhos: Milena, da Turma da Mônica.
No desenho, a companheira de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali aparece com um laço rosa e um punhado de pérolas adornando seus cabelos crespos, enquanto descansa sua cauda sobre uma pedra, na clássica pose de A Pequena Sereia.
A homenagem da franquia de Mauricio de Sousa pode ser interpretada como uma resposta às críticas feitas em função da atriz negra, chamada Halle Baley, não condizer com o fenótipo da princesa de pele branca e cabelos ruivos da animação.
Após o anúncio, as redes sociais registraram comentários racistas e também reclamações de quem desejava uma representação fiel de Ariel no filme live-action prometido há alguns anos. Alguns internautas chegaram a sugerir que a Disney poderia criar outra história com uma personagem negra ao invés de alterar as características da princesa que vive no fundo do mar e entrou para o imaginário dos fãs.
Quando anunciou Milena, em 2017, Mauricio de Sousa evitou levantar questões sobre representação de minorias. Ele disse, inclusive, que as histórias da Turma da Mônica não têm "preocupações políticas ou de costumes". Ainda assim, a personagem foi questionada por uma parcela que interpretou o surgimento da menina negra como uma tentativa da HQ de levantar a bandeira da representação racial. Nas redes sociais, comentários diziam que a turma do Limoeiro já tinha negros, como Jeremias e o Pelezinho.
Aos 19 anos, Halle Bailey é uma cantora e atriz norte-americana. Ela forma uma dupla com a irmã, intitulada Chloe x Halle — as duas chamaram a atenção de Beyoncé, que as levou para sua gravadora e passou a atuar como mentora delas. O fato de ter mais atuação como cantora pode indicar que o live-action de A Pequena Sereia seja um musical.
A direção da nova versão será de Rob Marshall (Chicago e O Retorno de Mary Poppins), que afirmou ter escolhido Halle para o papel principal por sua "combinação de espírito, coração, juventude, inocência e conteúdo, além de uma voz gloriosa". O filme ainda não tem data de estreia definida.
Nas redes sociais, Halle publicou uma imagem de Ariel de pele negra e cabelos pretos, apoiada em uma rocha para descansar dos mergulhos no fundo do mar. "Sonhos se realizam", comentou.