O jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho segue internado na UTI do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo. Ele deu entrada na quinta-feira da semana passada (23) após sofrer um desmaio e cair em uma escada rolante.
De acordo com a assessoria da instituição, Ewald Filho teve um problema no coração. Seu estado é grave e não há previsão de alta. Ele foi submetido a um tratamento tanto cardiológico quanto das fraturas decorrentes da queda.
Ewald Filho ganhou o epíteto de "O Homem do Oscar" em uma edição de 1995 da revista Veja São Paulo por conta da frequência com que acompanhou a maior premiação da sétima arte: foram mais de 20 transmissões do tapete vermelho para o Brasil, dividas entre as emissoras Globo e SBT.
Na mesma edição, a Veja destacou a paixão de Ewald Filho pelo cinema, além de sua importância na difusão dos filmes. "Fanático por cinema desde criancinha, Rubens hoje é o crítico mais popular do Brasil. Autor de guias de vídeo, colunas de jornais e roteiros de telenovelas, usa de toda experiência de quem já viu mais de 14 mil filmes para comandar a transmissão da grande festa de Hollywood", dizia parte da reportagem.
O número de filmes assistidos pulou para 21 mil oito anos depois daquela publicação, de acordo com o livro O Oscar e Eu, lançado em 2003 e assinando pelo jornalista.
Ewald Filho também é curador do maior festival de cinema do país, o Festival de Gramado, na cidade da serra, dividindo a responsabilidade com o jornalista Marcos Santuario.
Leia a nota emitida pela assessoria do hospital:
O Hospital Samaritano Higienópolis informa que o jornalista e crítico de cinema Rubens Evaldo Filho foi internado na instituição na tarde de quinta-feira da semana passada (23/05), após desmaio seguido de queda em escada rolante. O paciente está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva, sem previsão de alta, para tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes da queda.