Nove brasileiros foram convidados nesta segunda-feira (25) a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável por indicar e escolher os vencedores do Oscar. A atriz Alice Braga, as documentaristas Petra Costa, Maria Augusta Ramos (O Processo) e Helena Solberg, os montadores Felipe Lacerda e Karen Harley, o músico Carlinhos Brown, a produtora Vania Catani e o diretor Mauricio Osaki integram a lista. Ao todo, o convite foi feito para 928 pessoas de 59 países.
Atriz brasileira que conseguiu vários papeis no cinema americano, trabalhando em filmes e produções como A Rainha do Sul (2016) e Ensaio Sobre a Cegueira (2008), Alice Braga comemorou a conquista nas redes sociais.
"Muito, muito honrada e feliz. Agora faço parte da academia do Oscar. Fui selecionada com um grupo de brasileiros que admiro demais. Quanta alegria. Ainda mais agora, em um momento em que a Academia passa por um processo de renovação buscando mais representatividade", escreveu a atriz, referindo-se à luta de mulheres para conquistar mais espaço e respeito em Hollywood.
Cada um dos convidados poderá votar em categorias específicas. Alice Braga poderá votar para melhor ator, atriz, coadjuvantes e melhor filme. Já Carlinhos Brown foi escolhido para dar seu voto no ramo da música, como melhor canção original e melhor trilha sonora, mas também poderá indicar um favorito na categoria de melhor filme.
Em 2017, os brasileiros que se tornaram membros foram Rodrigo Santoro (300), Kleber Mendonça Filho (Aquarius), Cacá Diegues (Deus é Brasileiro), Affonso Beato (A Rainha), Heloísa Passos (Lixo Extraordinário) e Walter Carvalho (Central do Brasil), Mauricio Zacharias (O Amor é Estranho) Karim Aïnouz (Madame Satã) e Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas).