Uma das mais longevas e bacanas funções cinéfilas de Porto Alegre, o Projeto Raros celebra na noite desta sexta-feira (23) sua 200ª edição. E com fartura. A partir das 20h, terá início uma maratona que vai varar a madrugada na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro esquina Borges de Medeiros), com a exibição de cinco filmes, o último começando às 4h da quase manhã de sábado. A entrada é franca, com distribuição de um fanzine com a história do projeto e surpresas nos intervalos entre as sessões.
A programação festiva é uma amostra da linha curatorial do Raros, que tem carinho especial pelos gêneros de suspense e terror: às 20h, A Noite de Terror, de Curtis Harrington, acompanha assassinatos e aparições de uma mulher misteriosa; às 22h, uma Mulher Chamada Sade Abe, de Jitsuroku Abe Sada, conta a história de dois hóspedes de uma pousada que mergulham em um mundo de submissão, sexo e morte; à meia-noite, Mystics in Bali, de H. Tjut Djalil, apresenta uma americana interessada na magia oculta de Bali; às 2h de sábado, Violência e Terror, de Scott Spiegel, é um slasher (muito sangue e violência) com dois jovens em perigo dentro de um supermercado; e às 4h, Purana Mandir, de Shyam Ramsay e Tulsi Ramsay, representa o boom do horror na Bollywood dos anos 1980 - com uma nobre família indiana convivendo com a maldição de ver suas mulheres se transformando em monstros.
Projeto impulsiona a cinefilia porto-alegrense
O Raros teve início em maio de 2003, na Sala P.F Gastal, seu palco oficial, no momento fechada em razão das obras de reforma na Usina do Gasômetro. A proposta era exibir nas noites de sexta-feira da Capital "filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam", com inspiração nas midnight movies realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960.
Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, com sessões comentadas. Desde o início, o projeto provou ser um sucesso, com acolhida imediata dos cinéfilos porto-alegrenses. O reconhecimento veio também quando outras iniciativas inspiradas no Raros começaram a surgir - a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo.
Em 2017, a Cinemateca Capitólio passou a receber provisoriamente o Projeto Raros. Resistindo a uma época difícil para produtos culturais, a iniciativa é mais um mérito da equipe de Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre, que ajuda a engordar - e a fazer existir - o circuito alternativo de cinema na capital.
Programação
20h – A NOITE DO TERROR
(Night Tide) Estados Unidos, 1961, 86 minutos
Direção: Curtis Harrington
O jovem Dennis Hopper é o protagonista da estreia de Harrington, um marinheiro que encontra uma misteriosa mulher chamada Mora em um passeio noturno. Aos poucos, a fascinação toma conta de seu estado de espírito. Mas assassinatos e as aparições de uma mulher ainda mais misteriosa (interpretada por Marjorie Cameron, ocultista discípula de Aleister Crowley) imprimirão uma aura de suspense e terror na jornada romântica dos dois.
22h – UMA MULHER CHAMADA SADA ABE
(Jitsuroku Abe Sada)
Japão, 1975, 76 minutos
Direção: Noboru Tanaka
No filme, dois hospedes dão entrada em uma pousada em Arakawa, Tóquio: um homem chamado Ishida Kichizo, dono de um restaurante em Nakano, e uma mulher chamada Abe Sada, empregada em seu estabelecimento. Eles se conhecem há cerca de um mês, quando começaram a trabalhar juntos, e logo se tornaram íntimos. A visita à pousada trata-se na verdade de uma fuga, visto que o casal acaba de ser descoberto pela esposa de Kichizo. Durante vários dias eles mal deixarão o quarto, entregando-se aos prazeres de seus corpos noites e dias a fio, entre jogos de submissão, sexo e morte levados ao extremo.
00h - MYSTICS IN BALI
(Leák)
Indonésia, 1981, 86 minutos
Direção: H. Tjut Djalil
A premissa é simples: uma jovem norte-americana vai a Bali para pesquisar a magia oculta local. Lá ela conhecerá através de um amante a magia leák, “a mais poderosa do mundo”. A partir do primeiro encontro com a grande bruxa do culto, cada noite revelará uma nova experiência de delírio e horror.
02h - VIOLÊNCIA E TERROR
(Intruder)
Estados Unidos, 1989, 88 minutos
Direção: Scott Spiegel
Funcionários que trabalham à noite na remarcação de preços de um supermercado acabam encurralados por maníaco homicida que começa a matá-los: um a um. Spiegel usa a locação única com uma criatividade invejável, experimentando enquadramentos atípicos e criando cenas de mortes dignas de qualquer antologia do cinema de horror.
04h - PURANA MANDIR
Índia, 1984, 138 minutos
Direção: Shyam Ramsay e Tulsi Ramsay
Uma nobre família indiana convive há 200 anos com uma maldição: todas as mulheres se transformarão em monstros hediondos e morrerão no parto. Apaixonada por um fotógrafo desprovido de muitas rendas, em um romance iniciado a contragosto do pai, a jovem Suman tentará acabar com a maldição viajando para o templo antigo onde tudo começou. Mas nessa jornada ela vai experimentar o terror para além de seus pesadelos mais selvagens.