Maior estrela teen do país, Larissa Manoela já levou mais de cinco milhões de pessoas aos cinemas com seus filmes para o público infantojuvenil. Thalita Rebouças, autora de best-sellers adolescentes, ultrapassou a marca de dois milhões de livros vendidos ao longo da carreira. Ingrid Guimarães faz parte da elite do humor no Brasil – só com a franquia De Pernas pro Ar, a atriz alcançou oito milhões de espectadores. Esse é o trio-fenômeno que chega aos cinemas nesta quinta-feira (28) com Fala Sério, Mãe!, longa baseado no livro da escritora carioca lançado em 2004.
Assim como no livro, o filme tem narração dupla: primeiro, a mãe Ângela Cristina (Ingrid Guimarães) assume as rédeas da história para dar seu ponto de vista sobre a relação com a filha desde a gravidez. Depois, a versão de Maria de Lourdes, a Malu (Larissa Manoela), ganha espaço no enredo. Os dilemas na criação dos filhos, as situações inesperadas e as mudanças no casamento com a chegada dos herdeiros são questões abordadas na trama – e Ingrid rouba a cena na pele de uma mãe cômica e sem noção. Na boa intenção, faz a filha pagar micos imperdoáveis na frente dos amigos. Mas a vida em família segue, Malu cresce e começa a enfrentar seus próprios impasses. O primeiro namorado, a perda da virgindade, o início da carreira profissional, o sonho de estudar fora do país. E junto das suas inseguranças, também precisa lidar com os receios dos pais.
Humor e seriedade na medida certa
Acostumada a atuar em papéis de destaque na TV e no cinema – esse é seu sexto longa –, Larissa Manoela, de 17 anos, dá vida a uma Malu decidida e madura, mas que acabou ofuscada em cena. Ingrid toma conta com sua veia humorística, deixando o público tão à vontade que, volta e meia, faz esquecer que o filme é voltado para adolescentes, e não para adultos. Apesar do desequilíbrio nas atuações, o mergulho do espectador na trama não fica comprometido, e a história se desenrola sem maiores percalços. Ainda estão no elenco da produção dirigida por Pedro Vasconcelos (o mesmo da versão 2017 de Dona Flor e Seus Dois Maridos) nome como Marcelo Laham e João Guilherme. As participações especiais também são de peso: Paulo Gustavo é o ídolo de Malu, e Fábio Júnior, o cantor preferido de Ângela Cristina.
Fala Sério, Mãe! consegue transpor para a tela a obra de Thalita sem perder as sutilezas das relações familiares. Com bom humor, ganha ritmo e foge dos clichês. E se você não é mãe (caso desta repórter), se enxerga na pele da filha. Ou da irmã, do irmão, do pai e do namorado. Por isso, até agora, esse é o forte candidato a filme responsável por arrastar toda a família ao cinema nas férias de verão.
Dos livros para o cinema
Saiba quais são os outros títulos assinados por Thalita Rebouças que vão virar (ou já viraram) filme:
Uma Fada Veio Me Visitar
Baseado no livro lançado há 10 anos, o filme É Fada! é estrelado por Kéfera Buchmann e Klara Castanho. Após se dar mal em uma série de trabalhos, a fada atrapalhada Geraldine (Kéfera) recebe a missão de ajudar a jovem Júlia (Klara). O longa estreou em 2016.
Tudo Por um Popstar
Com estreia prevista para 2018, o filme conta a história de um trio de meninas que é muito fã de uma banda e fará de tudo para ficar cara a cara com seus ídolos. No elenco, estão Maisa Silva, Klara Castanho e Mel Maia, além de João Guilherme e o youtuber Felipe Neto. A direção é de Bruno Garotti, e Thalita estreia como roteirista.
Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um Pouco) Dramática
Com início das filmagens marcado para o ano que vem, o longa mostra a história de uma menina que tem sua vida virada de cabeça para baixo. A demissão do pai resulta na mudança para um bairro mais simples, e a família passa a dividir a casa com outros parentes. Em meio a tudo isso, ainda há a mudança de escola e o medo de ser vítima de bullying novamente. O livro foi lançado em 2016.
Confissões de um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado
Ainda sem data de estreia, o filme é baseado no livro mais recente de Thalita, que chegou às livrarias neste ano. Um tímido garoto está no segundo ano do ensino médio e toma coragem para fazer um curso de astrologia (sonho que adiou por medo de sofrer preconceito), onde conhece uma menina. Tudo parece bem, mas a chegada de um estranho no ninho acaba mexendo com os ânimos da turma: uma colega de classe apresenta um amigo que mora em Portugal e veio passar as férias do verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.
Ela Disse, Ele Disse
O livro de 2011 se alterna entre as vozes de Rosa e Leo, adolescentes de 14 anos novos no mesmo colégio. Na história, Thalita tenta mostrar como meninos e meninas podem sentir as mesmas coisas, mas pensar e agir de modo muito diferente. Temas como amizade, bullying e a relação entre pais e filhos também estão presentes na obra, ainda sem data para chegar aos cinemas.
FALA SÉRIO, MÃE!
Comédia, 12 anos. De Pedro Vasconcelos. Brasil, 2017, 79min. Mãe e filha adolescente mostram diferentes pontos de vista sobre seu relacionamento ao longo dos anos. Com Larissa Manoela e Ingrid Guimarães.
Horários para quinta-feira (28) em Porto Alegre
Cineflix Total 4 (14h15, 16h45, 19h15, 21h45)
Cinemark Barra 1 (14h, 20h50)
Cinemark Barra 6 (13h, 15h05, 17h20, 19h45, 21h50)
Cinemark Ipiranga 7 (12h30, 14h40, 17h, 19h15, 21h30)
Cinemark Ipiranga 2 (13h40, 16h, 18h20, 20h30)
Cinespaço Wallig 1 (13h30, 15h30, 19h30, 21h30)
Espaço Itaú 5 (14h, 16h, 18h, 20h, 22h)
GNC Iguatemi 2 (15h30, 17h30, 19h30, 21h30)
GNC Lindoia 2 (14h, 16h30, 19h, 21h)
GNC Moinhos 3 (14h30, 17h, 19h, 21h)
GNC Praia de Belas 4 (15h30, 17h30, 19h30, 21h20)
CÓPIA COM LEGENDA DESCRITIVA
GNC Iguatemi 2 (13h30)
GNC Praia de Belas 4 (13h30)