A partir deste sábado (dia 28) até terça-feira (dia 31), no Cinemark Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300), rola o Festival de Halloween, com clássicos restaurados do cinema de terror. GaúchaZH fez uma lista com longas que marcaram a história do cinema e que serão exibidos na mostra.
Sábado (28/10), às 23h
O Exorcista (1973)
O filme se passa em Georgetown e narra a história de uma atriz, Chris MacNeil (Ellen Burstyn), e sua filha de 12 anos, Regan MacNeil (Linda Blair). Ao perceber que Regan está tendo um comportamento completamente assustador, Chris pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina da terrível possessão. Muito aclamado e premiado, O Exorcista foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, em 1973. O longa levou as estatuetas de Melhor Roteiro (William Peter Blatty) e Melhor Som (Christopher Newman e Robert Knudson).
Domingo (29/10), às 21h05
Drácula de Bram Stoker (1992)
Baseado no clássico livro de Bram Stoker, o filme tem início no século XV, quando um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja ao saber que esta se recusava a enterrar em solo sagrado sua amada, que se suicidou. A partir daí, o vampiro perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação de sua amada. O jovem advogado é sequestrado por Drácula, que parte para Londres, à procura da mulher. Na Inglaterra, o vampiro dá início a uma saga de sedução e terror. Dirigido por Francis Ford Coppola, Drácula de Bram Stoker é conhecido pela decisão do diretor de abrir mão de qualquer efeito especial criado em computador. Dessa forma, há mais esmero nos cenários e nos figurinos, que são responsáveis por criar uma atmosfera lúdica e lúgubre.
Segunda-feira (30/10), às 21h05
O Iluminado (1980)
Clássico absoluto do gênero, O Iluminado é baseado no livro homônimo de Stephen King. Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios, tornando o homem cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado. Dirigido por Stanley Kubrick, o longa ficou conhecido pela atuação magistral de Jack Nicholson e se tornou um marco no cinema de horror psicológico.
Terça-feira (31/10), às 21h05
Sexta-feira 13 (1980)
Sexta-feira 13 marcou várias gerações com uma trama que se aproxima muito do mote de E Não Sobrou Nenhum, romance de Agatha Christie. Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um. O diretor de fotografia do longa, Barry Adams, e o maquiador Tom Savini trabalharam para as Forças Armadas dos Estados Unidos e estiveram no conflito como fotógrafos de guerra. Conta-se que as imagens registradas na guerra estão muito presentes em seus respectivos trabalhos.