A atriz argentina Soledad Villamil foi homenageada com o Kikito de Cristal, nesta quinta-feira (24), no Palácio dos Festivais, pelo 45º Festival de Cinema de Gramado. O prêmio é entregue a expoentes do cinema latino-americano.
Em sua trajetória, Soledad ficou conhecida mundialmente ao viver a juíza Irene, em "O Segredo dos Seus Olhos" (2009), que levou para a Argentina o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Outro filme importante de sua carreira é "O Mesmo Amor, A Mesma Chuva" (1999). Nas duas produções, ela trabalhou ao lado do ator Ricardo Darín e do diretor Juan José Campanella – agraciado com o Kikito de Cristal em 2012. Aliás, Darín foi um dos artistas mandaram depoimento por vídeo para a atriz. Em sua fala o ator afirmou que admirava muito Soledad. Quem também mandou gravação foi Edson Celulari, que lembrou ter ido a show da cantora em Buenos Aires, ela ter cantado "Meu Bem Querer", do Djavan, em sua homenagem.
Leia mais:
Atriz argentina Soledad Villamil filma longa-metragem em Porto Alegre
Novo filme de Paulo Nascimento aposta no Mercosul cinematográfico
Em seu discurso, Soledad falou sobre sua relação com o Brasil.
– Este momento para mim resume muitos momentos de minha vida. Quando era pequena, nos anos 70, era um período muito difícil com a ditadura. Minha família tinha atividades políticas, então era muito duro viver na Argentina. Mas tinha a possibilidade de vir ao Brasil, que significava respirar – relatou.
– Vinha aqui e brincava com outras crianças. Embora não falássemos o mesmo idioma e não nos entediamos, mas brincávamos e nos compreendíamos assim. Essa é uma lembrança inapagável para mim. Muito anos depois, me convidaram para fazer um filme no Brasil, algo que nunca havia imaginado. E quando cheguei me encontrei com adultos, não com crianças, mas que se abriram pra mim da mesma maneira que aquelas crianças na minha infância. E hoje são grandes amigos. Sou muito grata – completou.
Com mais de 10 filmes no currículo, além de passagens pela TV e teatro, a atriz de 48 anos também é cantora, trabalhando com o tango e o folclore argentino em seu repertório.
Entre seus próximos projetos está o filme "Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos", do diretor gaúcho Paulo Nascimento, no qual contracena com Edson Celulari. O longa está previsto para estrear em março de 2018. Soledad também está lançando seu quarto disco, "Ni Antes Ni Después", nesta sexta-feira. O álbum está disponível no Spotify. No final da homenagem, Soledad ainda cantou a capela.