O produtor Alex Kurtzman, diretor de A Múmia e arquiteto do chamado "Universo Sombrio" dos Estúdios Universal, que vai reunir em um série de filmes interligados monstros clássicos do cinema de horror produzido pelo estúdio, já divulgou em entrevistas a revistas e sites americanos o elenco de personagens arrolados para a empreitada. Em alguns casos, os filmes já têm uma agenda de produção definida e em andamento. Em outros, são apenas planos anunciados por Kurtzman em conversas com a imprensa. O estúdio já divulgou até um "trailer" para o novo universo compartilhado, por enquanto recheado com cenas dos clássicos em preto e branco.
Kurtzman declarou também que, apesar de algumas atualizações (como a Múmia vivida por Boutella, pela primeira vez uma mulher em vez do tradicional sacerdote ou monarca masculino de filmes anteriores), a ideia é reapresentar os personagens respeitando tanto seu visual icônico dos monstros no cinema (muitas vezes distante do original quase sempre literário de onde foram adaptados) quanto a atmosfera de horror das produções clássicas. Veja quem deve esta na "Liga Extraordinária" de supermonstros da Universal:
LEIA MAIS
"A Múmia", com Tom Cruise, dá a partida em franquia de clássicos do horror
As outras encarnações da Múmia no cinema
Série de TV ambienta trama de "Drácula" em Londres
A MÚMIA
Pela primeira vez na história da Universal, o "monstro" tem o gênero trocado. Em vez do tradicional sacerdote ou monarca masculino amaldiçoado, Sofia Boutella, que já foi a vilã Gazela em Kingsman e a alienígena Jaylah em Star Trek: Sem Fronteiras, vive o personagem inaugural da nova franquia, a princesa egípcia Ahmanet, conspiradora e adoradora de Set, amaldiçoada e sepultada na antiguidade e que é despertada acidentalmente pelo caçador de relíquias arqueológicas vivido por Tom Cruise.
MISTER HYDE
Russell Crowe já pode ser visto em A Múmia na pele do Dr. Henry Jekyll, chefe da Prodigium, uma organização caça-monstros. O personagem tem um papel na construção do Universo Sombrio semelhante ao do Nick Fury de Samuel L. Jackson em Os Vingadores, da Marvel, o líder na sombra que começa a reunir os principais personagens. A diferença é que, como em seu modelo literário, o romance O Médico e o Monstro (1886), de Robert Louis Stevenson, Jekyll se transforma ele próprio em um ser sobrenatural, o poderoso Mister Hyde – resista à tentação de qualificá-lo como "o Hulk da Universal", já que foi Stan Lee quem se inspirou na dinâmica Jekyll/Hyde do classico para criar seu monstro.
A NOIVA DE FRANKENSTEIN
Refilmagem do clássico de 1935 estrelado por Boris Karloff como um monstro que, sobrevivendo à aparente destruição, busca construir uma companheira, vivida por Elsa Lanchester. Com estreia prevista para 2019, até o momento, só tem confirmada a presença de Javier Bardem como o monstro. Ainda não foi escalada a atriz para viver a personagem-título. Especulações sobre quem viveria "a noiva" incluem, há anos, Angelina Jolie e Nicole Kidman. Mais recentemente, foram especulados nomes como Salma Hayek e a hoje nome forte do cinema de ação Charlize Theron. Curiosamente, o diretor, Bill Condon, foi bastante elogiado por seu filme Deuses e Monstros, de 1998, uma cinebiografia dos últimos anos de vida de James Whale, o diretor do Frankenstein original.
DRÁCULA
O primeiro episódio do chamado Universo Sombrio deveria ter sido, na prática, Drácula: a História Nunca Contada, produção de 2014 estrelada por Luke Evans e que deveria ter servido como uma "história de origem" para o vampiro mais famoso do mundo, ambientada na antiguidade, com o príncipe romeno fazendo um pacto com as sombras para rechaçar os invasores turcos de seu território – uma combinação de elementos do livro de Bram Stoker e do personagem real que o inspirou. O fiasco da produção, contudo, forçou a uma mudança de planos, e o filme será ignorado nas sequências e levará a uma nova apresentação para o personagem. O novo Drácula ainda não foi escalado.
O HOMEM INVISÍVEL
Uma nova interpretação para o personagem adaptado do romance homônimo lançado em 1896 por H.G. Wells e filmado em 1933 com o inglês Claude Rains no papel principal. A nova produção ainda não tem data de estreia, mas já anunciou Johnny Depp anunciado como o protagonista. Talvez seja visto (ou não, já que, bem, é o Homem Invisível) no vindouro A Noiva de Frankenstein.
O MONSTRO DA LAGOA NEGRA
Kurtzman anunciou como parte do Universo Sombrio uma nova abordagem para clássico cult de 1954, sobre uma criatura anfíbia encontrada em uma expedição à Amazônia (onde mais?). Não há ainda um nome definido para viver o monstro, embora Scarlett Johansson já tenha sido especulada como a "loira em perigo" raptada pelo monstro.
O FANTASMA DA ÓPERA
O Fantasma nasce do livro de 1909 de Gaston Leroux sobre um compositor recluso e desfigurado obcecado por uma jovem cantora de ópera. De acordo com o produtor Alex Kurtzman, a adaptação para o Universo Sombrio promete remeter mais ao filme clássico estrelado por Lon Channey em 1925 e menos à versão tornada popular em forma de musical a partir dos anos 1970.
O CORCUNDA DE NOTRE-DAME
Personagem trágico criado pelo escritor francês Victor Hugo em seu romance Notre-Dame de Paris (1831), o corcunda Quasímodo também deve ser incluído na escalação. Não foi divulgado ainda nem cronograma de produção nem quem poderia reprisar o papel vivido por Charles Laughton no clássico de 1939.