Guillaume Canet e Marion Cotillard formam um dos casais mais admirados da França. Ele é ator e diretor com raio de ação, digamos, paroquial. Ela é uma estrela internacional, dona de um Oscar de melhor atriz e com um currículo de filmes aclamados de diferentes nacionalidades assinados pelos mais renomados cineastas. Ocupam, portanto, patamares distintos na indústria das celebridades e abriram-se a fazer graça com isso em Rock'n Roll – Por Trás da Fama, um dos destaques do Festival Varilux (veja no destaque abaixo onde assistir ao longa neste fim de semana em Porto Alegre ).
Sob a direção de Canet, a dupla incorpora suas próprias personas em uma inventiva mistura de realidade e ficção. Como eles, praticamente todo o elenco vive a si mesmo, incluindo atores, produtores e músicos muito conhecidos na França – o menino que faz o filho de Canet e Marion, porém, não é um dos dois filhos do casal.
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O tom sarcástico de Rock'n Roll evidencia que a ficção prevalece. A trama é centrada em Canet. Em meio à rodagem de um filme no qual contracena com uma jovem modelo, de quem faz o papel de pai, ouve desta que já não tem mais o apelo, artístico e sexual, de outrora, ou seja, não é mais um tipo "rock'n roll" ao qual o título faz referência.
Canet, hoje com 44 anos, fica devastado. Passa a observar sua rotina com Marion e o filho como uma prisão que o domesticou. Patético, mais que ridículo, o processo a que se lança para ressaltar sua vitalidade física e os traços da juventude sublinha a proposta crítica do filme. O culto à aparência física, a ciranda de vaidades, os egos inflados são satirizados de maneira que avança do previsível ao surpreendente nonsense.
Marion, por sua vez, entra no clima de deboche com inspiração. Enquanto o companheiro cumpre uma insana odisseia rumo ao lado selvagem da fama, a atriz se prepara para um novo trabalho, com o incensado diretor canadense Xavier Dolan – no longa É Apenas o Fim do Mundo (2016), ainda inédito no Brasil. Para incorporar um sotaque típico de Quebec, Marion passar a falar um dialeto incompreensível a Canet – mais adiante, ela vai compor uma personagem gaga, a qual acha conveniente ser também manca. É uma divertida brincadeira com a dedicação, por vezes obsessiva, de grandes atrizes e atores para "incorporar" personagens. Se Canet é movido pela fútil vaidade, Marion representa o extremo rigor profissional.
Rock'n Roll promove ainda um interessante espelhamento entre França e Estados Unidos, na maneira como a cultura e, por tabela, a indústria do entretenimento de cada país encara o culto desmedido à juventude. O retumbante desfecho da piada justifica a comparação.
Rock’n Roll – Por trás da Fama
De Guillaume Canet
Comédia, França, 2017, 122min.
Onde ver: sexta, às 20h35min, no Guion Center; sábado, às 21h05min, no Espaço Itaú; domingo, às 18h35min, no Cinemark BarraShopping.