Brian Cullinan foi o responsável pela confusão no fim da cerimônia do Oscar envolvendo o prêmio de melhor filme, segundo aponta o site da revista Variety. Sócio da empresa PriceWaterhouseCoopers (PWC), há décadas responsável pela auditoria do prêmio, Cullinan entregou o envelope errado aos apresentadores Faye Dunaway e Warren Beatty, que anunciaram como vencedor La La Land, e não Moonlight.
De acordo com a Variety, Cullinan havia publicado uma foto da atriz Emma Stone no Twitter antes de cometer o erro e tuitou bastante durante toda a noite. Ele era um dos sócios da PWC encarregados de distribuir os envelopes, entregou por engano a Beatty a cópia do cartão com o nome da vencedora do prêmio de melhor atriz, Emma Stone, de La La Land. A foto da atriz foi apagada da conta de Cullinan, mas a imagem foi divulgada pela imprensa.
Leia mais:
VÍDEO: críticos de ZH comentam os micos do Oscar
Confira onde assistir aos vencedores do Oscar em Porto Alegre
Gafe no Oscar: troca de envelopes já ocorreu na premiação de 1964
Cullinan não falou em público sobre o erro, mas a PWC desculpou-se em um comunicado, afirmando que investigará o ocorrido. O sócio e a colega Martha Ruiz, que entregam pessoalmente os envelopes, explicaram recentemente em uma entrevista que há dois grupos de envelopes no evento.
– Nós nos posicionamos em lados opostos do palco durante toda a noite e entregamos os respectivos envelopes aos apresentadores – disse Cullinan à página da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no Medium – Não parece muito complicado, mas você tem que ter certeza de que está entregando o envelope certo – assinalou.
Depois que Martha entregou ao apresentador Leonardo DiCaprio o envelope com o nome de Emma, Cullinan deveria ter se desfeito da cópia, mas, por engano, entregou-a a Beatty na hora do anúncio de melhor filme.
Tim Ryan, presidente da PWC nos Estados Unidos, contou à revista Variety que conversou longamente com Cullinan, que estava do lado esquerdo do palco, durante toda a noite.
– Ele se sente terrível, horrível. Está muito incomodado com seu erro, que também é meu, nosso, e todos nos sentimos mal – lamentou.
*AFP