"Moonlight" foi o grande vencedor do Independent Spirit Awards, o último grande prêmio anunciado antes da cerimônia do Oscar, que acontece neste domingo.
Com Mahershala Ali e Naomie Harris, ambos indicados ao Oscar nas categorias coadjuvantes, o filme conta a história de um jovem afro-americano que se esforça para encontrar seu lugar no mundo, enquanto cresce em um bairro pobre de Miami.
Leia mais:
Oscar 2017: saiba como será a premiação e onde assistir à entrega das estatuetas
Cerimônia do Oscar deve ser marcada por discursos contra Trump
Capacetes Brancos sírios não comparecerão ao Oscar
O longa-metragem venceu nas categorias melhor filme, diretor para Barry Jenkins, roteiro, fotografia e montagem.
– Isto foi muito disputado. Há muitos diretores incríveis na categoria – disse Jenkins, que superou Andrea Arnold ("American Honey"), Pablo Larrain ("Jackie"), Jeff Nichols ("Loving") e Kelly Reichardt ("Certain People") na categoria melhor diretor.
Jenkins, que é um dos roteiristas do filme, lembrou que "Moonlight" foi rodado no calor sufocante da Flórida com um orçamento de apenas 1,5 milhão de dólares. Ele prestou um tributo à equipe do filme por sua perseverança.
O prêmio de melhor ator foi conquistado por Casey Affleck, por "Manchester à Beira-Mar".
No discurso de agradecimento, o ator fez críticas às políticas do governo do presidente Donald Trump.
Na categoria melhor atriz a vencedora foi a francesa Isabelle Huppert, por "Elle".
Ben Foster venceu na categoria ator coadjuvante por "A Qualquer Custo", enquanto Molly Shannon triunfou entre as coadjuvantes por "Other People".