<iframe width="100%" style="border:0; display:block;" data-twitter="
A premiação do Oscar de 2017 ficou marcada por uma gafe. Ao anunciarem o melhor filme do ano, os atores Faye Dunaway e Warren Beatty estavam com o envelope errado. Acabaram indicando La La Land como vencedor quando, na verdade, Moonlight seria o agraciado.
A correção foi realizada durante o discurso de agradecimento, causando confusão. Mais tarde, a PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa responsável pela auditoria da contagem de votos do Oscar desde 1935, assumiu a responsabilidade pela gafe.
Leia mais:
VÍDEO: assista à gafe no anúncio do Oscar de melhor filme do ano
Site faz vídeo cômico sobre o erro no anúncio do Oscar
Em nota emitida logo após cerimônia, a PwC divulgou: "Pedimos as mais sinceras desculpas a Moonlight, La La Land, Warren Beatty, Faye Dunaway e aos espectadores da cerimônia do Oscar pelo erro durante o anúncio do melhor filme. Os apresentadores receberam, por engano, o envelope da categoria errada. Quando se descobriu o erro, foi imediatamente corrigido. Estamos investigando como isso pôde acontecer e lamentamos profundamente o sucedido. Agradecemos a forma como os indicados, a Academia, a ABC e Jimmy Kimmel lidaram com a situação".
Em um close do envelope aberto por Warren Beatty, é possível ler "Best Actress in a Leading Role", ou seja, "melhor atriz", e não "melhor filme". Ou seja, ele carregava mesmo o envelope errado, como indicou a PwC. No entanto, Emma Stone, que recebeu a estatueta de melhor atriz por La La Land momentos antes, ficou com o cartão no qual estava impresso seu nome. Então, como o papel voltou para o palco nas mãos Warren?