Vencedor do prêmio Nobel de Literatura 2016, Bob Dylan é um artista múltiplo. Além da música, o cantor norte-americano já foi tema de filmes e, também, participou de algumas produções. Confira sete obras de Dylan no cinema:
Don't look back (1967) – O clássico documentário de D.A. Pennebaker registra a turnê inglesa de 1965.
Eat the document (1972) – Uma câmera na mão, um monte de celebridades na tela (Dylan, Lennon, Johnny Cash) e o resultado é um documentário caótico, estreia do astro na direção.
Leia mais:
Bob Dylan vence Prêmio Nobel de Literatura
Músicas de Bob Dylan irão inspirar nova série da Amazon
Crítica: em "Shadows in the Night", Bob Dylan mostra sua melhor voz em anos
Dylan lança "The Basement Tapes Complete" com músicas gravadas em 1967
Pat Garrett & Billy the Kid (1973) – No faroeste de Sam Peckinpah, Dylan atuou e compôs a trilha sonora – de onde saiu Knockin' on heaven's door.
Renaldo and Clara (1978) – O mito cuidou de tudo: escreveu o roteiro (com Sam Shepard), dirigiu e fez o papel principal, neste filme que mistura ficção, shows e documentário.
A máscara do anonimato (2003) – Último filme de Dylan como ator (também fez o roteiro), em que ele interpreta um cantor decadente que volta ao palco. Contracena com Jeff Bridges, Penélope Cruz e John Goodman.
No direction home (2005) – O documentário de Scorsese (que já havia filmado Dylan no palco antes, em The Last Waltz, sobre o grupo The Band) usa imagens antigas do músico e entrevistas com pessoas próximas a ele para tentar traçar um perfil do mito.
Não estou lá (2007) – Para dar conta das múltiplas faces da personalidade e da trajetória musical de Dylan, o diretor Todd Haynes apresenta nesta inventiva cinebiografia o artista encarnado por seis atores: Cate Blanchett, melhor atriz no Festival de Veneza e indicada ao Oscar pelo papel,Richard Gere, Heath Ledger,Christian Bale e Ben Wishaw.