Com direção de Paolo Virzì, Loucas de alegria é o primeiro dos filmes exibidos na recente 8 ½ Festa do Cinema Italiano a entrar em cartaz em Porto Alegre. O longa tem como protagonista, em uma das melhores performances de sua carreira, a atriz Valeria Bruni Tedeschi, parceira de Virzì no bom Capital humano (2013).
A personagem de Valeria, Beatrice, é apresentada na trama como uma perua tresloucada que cumpre temporada numa clínica de reabilitação na Toscana. O ambiente pastoral é eletrificado pela invasiva e ruidosa presença de Beatrice e suas histórias da vida que tinha como aristocrata íntima de ricos e famosos.
Veja também:
Livro "100 melhores filmes brasileiros" é lançado em Gramado
"Um namorado para minha mulher" adapta sucesso argentino
Recém-chegada ao local, Donatella (Micaela Ramazzotti) é mais jovem e introvertida. Tem o corpo marcado por tatuagens e cicatrizes. Está ali porque tentou se matar. O roteiro de Loucas de alegria catalisa as vivências dessas mulheres descoladas do convívio social em uma jornada transformadora para ambas. E a pegada de road movie é sempre um recurso providencial nesse tipo de reviravolta.
Após roubar um carro e cair na estrada, a dupla decide confrontar seus traumas. Beatrice vai ao encontro da família, que a renega em razão dos arranhões que causou em reputações e contas bancárias. Donatella quer reencontrar o filho pequeno que assumiu sozinha após o amante casado lhe dar as costas.
Aos poucos, o registro de Loucas de alegria vai da comédia ao drama, chave modulada com segurança por Virzì e as duas ótimas atrizes
LOUCAS DE ALEGRIA
De Paolo VirzìComédia dramática, Itália/França, 118min, 14 anos.
Em cartaz nos cinemas
Cotação: 4 de 5