Aguardado há anos, o Museu do Festival de Cinema de Gramado (MFCG) foi inaugurado nesta sexta-feira. Ocupando um espaço de 500 metros quadrados, o MFCG tem um acervo interativo para lembrar os mais de 40 anos do evento, com banners, painéis, vídeos e quiz, entre outros. Há até a possibilidade de montar, por exemplo, um clipe de axé.
Segundo a museóloga do projeto, Daniela Schmitt, a previsão é de que o espaço seja expandido com o tempo.
– Nós estamos trabalhando para que o museu esteja sempre se renovando. O projeto foi realizado em quatro meses. A gente convida a todos para que doem objetos e fotografias. O museu é feito a partir de parcerias – diz Daniela.
O museu fica localizado no Palácio dos Festivais e estará aberto todos os dias, das 11h às 21h. A entrada custará R$ 20 de segunda a sexta e R$ 30 aos sábados, domingos e feriados. Já os gramadenses terão acesso gratuito.
– É um presente para a cidade de Gramado – afirma a museóloga.
Nada de frio na Serra
Quem subiu a Serra para o Festival de Cinema de Gramado para também aproveitar o frio terá que esperar um pouco mais. No primeiro dia de evento, a temperatura chegou a beirar os 30° C. E o panorama persistirá no final de semana: segundo a Somar Metereologia, a previsão será de um sábado com tempo firme, com mínima de 14° C e máxima de 26° C, enquanto no domingo não haverá muita variação de temperatura, ficando entre 13° C e 24° C, com uma chuva fraca à tarde. Na segunda e na terça, há previsão de chuva, com temperaturas oscilando entre 10° C e 20° C nos dois dias.