A relação entre mãe e filha costuma gerar boas tramas. E com o investimento do Netflix em Gilmore Girls e a estreia nesta semana do filme Julieta, de Pedro Almodóvar, o assunto está em alta. Como aquecimento para as novidades que vem por aí, ZH listou 10 filmes que exploram a relação (às vezes bem complicada) entre mães e filhas. Veja o TOP 10 abaixo.
1 – Valente (Brave)
Sucesso da Disney lançado em 2012, a animação tem como protagonista a jovem princesa Merida. A mãe da garota espera que ela siga todos os padrões de etiqueta e costumes do reino para se tornar uma recatada princesa e fazer um bom casamento, mas não é com isso que a menina sonha. Na verdade, Merida quer continuar sendo dona do próprio nariz, praticar o arco e flecha e viver grandes aventuras na floresta. O longa está disponível na Netflix.
Leia também
"Gilmore girls" já está disponível na Netflix; nova temporada estreia em 2016
Almodóvar investiga lado sombrio da maternidade em "Julieta"
2 – Sexta-feira muito louca (Freaky friday)
Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan interpretam mãe e filha que vivem em pé de guerra. Em meio às brigas, ocorre uma situação inesperada: as duas trocam de corpos. Agora, cada uma precisa aprender a lidar com os desafios de uma nova vida – e a sentir na pele as aflições que a outra encara em casa, na escola, no trabalho e na convivência social. A produção de 2003 integra o catálogo do Now.
3 – Que horas ela volta?
No longa brasileiro de Anna Muylaert, a empregada doméstica pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo em busca de melhores condições de vida para ajudar a sustentar sua filha Jéssica (Camila Márdila), que ficou no Nordeste. Treze anos depois, a garota chega para prestar vestibular e vai morar com a mãe na casa da família rica para quem Val trabalha. A partir daí, a relação entre mãe, filha e patrões acaba se complicando entre cobranças afetivas e preconceitos. Lançado em 2015, o filme brasileiro está disponível no Now.
4 – Minha mãe é uma sereia (Mermaids)
Estrelado por Cher e Winona Ryder, o filme de 1990 mostra a relação conturbada entre Rachel Flax e sua filha adolescente, Charlotte. A mãe se sente sexy e detesta compromissos, enquanto a jovem é religiosa e acredita em padrões mais rígidos. As duas terão que aprender a conviver com seus estilos de vida distintos.
5 – Casa de areia
Mãe e filha na vida real, Fernanda Montegro e Fernanda Torres vivem os mesmos "papéis" no filme de Andrucha Waddington, que estreou em 2005. O português Vasco (Ruy Guerra) leva sua esposa grávida e a sogra para viver em uma região inóspita. Mas o sonho de uma vida melhor acaba se transformando em um pesadelo que aprisiona as duas mulheres e suas descendentes naquele lugar pelas décadas seguintes.
6 – Alma em suplício (Mildred Pierce)
Dirigido por Michael Curtiz, o filme de 1945 apresenta um quadro bem conhecido na dramaturgia: mãe querida, filha perversa. Mildred (Joan Crawford) é uma dedicada mãe que é acaba sendo deixada pelo marido. Sob pressão para financiar sua filha mimada Veda (Ann Blyth), ela aceita um emprego como garçonete – e isso acaba por despertar seu espírito empreendedor. O choque de egos entre elas é inevitável.
7 – Sonata de outono (Höstsonaten)
O longa de 1978 com direção de Ingmar Bergman mostra a renomada pianista Charlotte (Ingrid Bergman) encarando as feridas abertas na sua relação com a filha Eva (Liv Ullmann), a quem negligenciou em razão de sua carreira. Durante uma visita de Charlotte a Eva, a tensão das mágoas reprimidas aflora com intensidade.
8 – Mamãezinha querida (Mommie dearest)
A relação da atriz Joan Crawford (Faye Dunaway) com seus dois filhos adotivos é o foco dessa cinebiografia – a artista é a protagonista de Alma em suplício. O comportamento negligente e abusivo de Joan é descrito sob a ótica de Christina Crawford (Diana Scarwid), filha adotiva da atriz que escreveu o livro que inspirou o filme.
9 – Uma prova de amor (My sister's keeper)
Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados de que a filha Kate (Sofia Vassilieva) tem leucemia. Para salvar a menina, o casal gera Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Cansada dos procedimentos médicos, a menina decide enfrentar sua mãe na justiça. O filme de Nick Cassavetes foi lançado em 2009.
10 – Volver
Assim como em Julieta, Pedro Almodóvar trata da relação entre mãe e filha neste filme de 2006. Raimunda (Penélope Cruz) é uma jovem mãe que trabalha para sustentar o marido desempregado e a filha adolescente. Um crime acaba por unir ainda mais as duas mulheres. A relação de Raimunda com sua própria mãe, dona de um passado nebuloso, também permeia a trama.