Atenção: este texto pode conter spoilers do filme.
Um dos maiores lançamentos do cinema no ano, Capitão América: Guerra Civil estreou nesta semana como uma reunião dos maiores super-heróis do universo dos quadrinhos Marvel. Na grande batalha cinematográfica, o supersoldado norte-americano se une ao Soldado Invernal, ao Falcão e ao Gavião Arqueiro, entre outros, para lutar contra o tratado de Sekóvia, que propõe a regulamentação da atuação dos Vingadores no mundo dos seres humanos. Do outro lado, a favor do documento, estão heróis como o Homem de Ferro, a Viúva Negra e a Máquina de Combate.
Leia mais:
Capitão América: Guerra Civil é um dos mais sólidos filmes da Marvel
Filmes recentes de super-heróis representam nova fase do gênero nos cinemas
Veja os blockbusters que serão lançados neste ano
Conheça melhor cada um dos personagens do filme:
Capitão América
Nome original: Steve Rogers
Interpretado por: Chris Evans
O herói que dá nome ao filme representa apenas um lado da luta que se vê na tela. Veterano da II Guerra Mundial, o soldado é o líder da facção dos Vingadores que é contra o tratado de Sokóvia, que propõe regulações às atividades dos super-heróis. Já há algum tempo, é interpretado no cinema por Chris Evans, ator de 34 anos que já tem carreira relativamente extensa no cinema, com filmes como O Homem de Gelo, Quarteto Fantástico e Expresso do Amanhã no currículo.
Homem de Ferro
Nome original: Tony Stark
Interpretado por: Robert Downey Jr.
O outro lado da batalha é representado pelo Homem de Ferro, identidade heroica do magnata Tony Stark, que, tomado pela culpa, se posiciona de forma favorável às regulações propostas aos Vingadores. Seus superpoderes são, na verdade, tudo que o dinheiro de Stark pode comprar: uma armadura intransponível, a habilidade de voar, armas das mais variadas sortes e força descomunal. O playboy genial é interpretado nas telonas por Robert Downey Jr., uma das maiores estrelas do filme, que já participou de blockbusters como Chaplin, Zodíaco e Sherlock Holmes.
Viúva Negra
Nome original: Natasha Romanoff
Interpretada por: Scarlett Johansson
Uma espiã russa treinada à perfeição, a Viúva Negra é uma especialista artes marciais, armas,acrobacias, ginástica, velocidade, agilidade, além de ter a visão estratégica e a inteligência de uma espiã – a personagem foi introduzida nos quadrinhos como uma inimiga do Homem de Ferro, a quem ela se uniu no cinema já em Homem de Ferro 2 (2010). Neste filme, ela se inclina a favor do tratado de Sokóvia. No filme, é interpretada pela superstar Scarlett Johansson, que já fez filmes como Encontros e Desencontros, Lucy e Vicky Cristina Barcelona.
Soldado Invernal
Nome original: Jonathan Buchanan "Bucky" Barnes
Interpretado por: Sebastian Stan
O catalisador de toda a encrenca entre Stark e Rogers é um soldado que lutou ao lado do Capitão América na II Guerra e sofreu lavagem cerebral intensa – atualmente é um terrorista procurado no mundo inteiro –, algo estabelecido em Capitão América: Soldado Invernal. Bucky é interpretado por Sebastian Stan, que tem no currículo filmes como Cisne Negro e Perdido em Marte.
Falcão
Nome original: Sam Wilson
Interpretado por: Anthony Mackie
Antigo soldado norte-americano, o Falcão é um agente treinado especialmente para ações no ar, com uma armadura feita especialmente para essa finalidade. Grande aliado e braço direito do Capitão América (principalmente pelo respeito a sua carreira militar), também é contra o tratado que limita as atuações dos heróis. Anthony Mackie, que interpreta o personagem no cinema, já participou de filmes como Guerra ao Terror, Menina de Ouro e Gigantes de Aço.
Máquina de Combate
Nome original: James Rhodes
Interpretado por: Don Cheadle
Também aliado a Stark, a favor das restrições aos heróis, James Rhodes é chamado de Máquina de Combate porque usa, justamente, uma... máquina de combate. A armadura, que o dá poder de voar, usar armas superpotentes e resistência acima do comum, é semelhante à usada pelo próprio Homem de Ferro, e foi apropriada por Rhodes em Homem de Ferro 2 (2010). Don Cheadle, que interpreta o personagem no cinema, já fez diversos filmes de Hollywood, entre eles Crash: No Limite, Hotel Ruanda e Miles Ahead.
Gavião Arqueiro
Nome original: Clint Barton
Interpretado por: Jeremy Renner
Um mestre em arco e flecha, Clint Barton já trabalhou para os Vingadores e para a S.H.I.E.L.D., e neste filme faz parte do exército do Capitão América, que se coloca contra o tratado proposto no início do longa. Jeremy Renner, cuja primeira aparição como o personagem se deu em Thor (2011), já fez filmes como Guerra ao Terror, Trapaça e O Legado Bourne.
Pantera Negra
Nome original: T'Challa
Interpretado por: Chadwick Boseman
Príncipe herdeiro da nação africana de Wakanda, T'Challa recebe poderes especiais como sensitividade, força descomunal, velocidade acima da média, capacidade de se curar rapidamente, reflexos poderosos, além de ser político, estrategista, cientista e uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Seu uniforme, entretecido com fibras do metal ultrarresistente Vibranium, também o torna a prova de balas. No filme, está atrás de Bucky, o que o leva a a uma aliança com o Homem de Ferro. É interpretado por Chadwick Boseman, de filmes como Deuses do Egito, James Brown e 42: A História de Uma Lenda.
Visão
Interpretado por: Paul Betanny
Criado a partir da J.A.R.V.I.S. (a inteligência artificial que coordenava a armadura e o laboratório de Tony Stark) em um corpo que o robô Ultron criou para si próprio em Vingadores: Era de Ultron (2015), este androide tem a capacidade de usar energia solar para descarregar rajadas em seus inimigos e de mudar sua densidade, tornando-se invisível, diáfano como um fantasma ou sólido como uma rocha indestrutível. No filme, é interpretado por Paul Betanny, que já atuou em Uma Mente Brilhante, Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo e O Turista – e que fazia a voz de J.A.R.V.I.S. desde o primeiro filme do Homem de Ferro
Feiticeira Escarlate
Nome original: Wanda Maximoff
Interpretada por: Elizabeth Olsen
Como seu nome deixa claro, a Feiticeira Escarlate tem o conjunto mais vago de poderes: é capaz de hipnose e controle mental, telecinese, criação de campos de força ou mesmo controlar os poderes de outros heróis. No filme, ela se alia ao Capitão América contra a restrição à atuação dos heróis e é interpretada por Elizabeth Olsen, vista nas novas versões de Oldboy e Godzilla.
Homem-Formiga
Nome original: Scott Lang
Interpretado por: Paul Rudd
Protagonista do filme mais recente da Marvel, o Homem-Formiga tem como principal habilidade a capacidade de mudar de tamanho, tornando-se pequeno como uma formiga ou crescendo em escala. Além disso, tem a força proporcional à do inseto e se torna mais denso quando em tamanho reduzido (ou seja, ele é muito mais forte que um humano normal). No filme, é um aliado do Capitão América e é interpretado por Paul Rudd, que fez sucesso em comédias como O Virgem de 40 Anos, Eu te Amo, Cara e Faça o que Eu Digo, Não Faça o que Eu Faço.
Agente 13
Nome original: Sharon Carter
Interpretada por: Emily VanCamp
Antiga agente da S.H.I.E.L.D., Sharon Carter atua na C.I.A. e é aliada do Capitão América. Fortemente treinada em artes marciais, armas e tecnologia, é interpretada por Emily VanCamp, conhecida por seu papel na série Revenge. A personagem é sobrinha da agente Peggy Carter, vivida pela inglesa Hayley Atwell na série Agente Carter e em Capitão América: O Primeiro Vingador.
Homem-Aranha
Nome original: Peter Parker
Interpretado por: Tom Holland
Em sua primeira aparição no cinema em um filme dos estúdios Marvel, o Homem-Aranha interpretado por Tom Holland tem todo o seu conceito rapidamente repassado neste filme: um adolescente órfão, que é criado pela tia recebe superpoderes relacionados a habilidades dos aracnídeos, como força ampliada e a capacidade de grudar-se em superfícies. Nerd talentoso, ele também é o inventor de uma teia adesiva com a qual se movimenta e também imobiliza seus adversários. Dada a existência de cinco outros filmes com o personagem desde o início dos anos 2000, Guerra Civil não se estende sobre suas origens. No filme, é interpretado pelo ator Tom Holland, reconhecido por papéis no teatro (principalmente no musical Billy Elliot) e que, no cinema, fez relativo sucesso em O Impossível.