Os artistas-gestores da galeria Península – Andressa Canterigiani, Denis Rodriguez e Leonardo Remor – aprofundaram suas pesquisas em residências que os afastaram de Porto Alegre por vários meses em 2016. Com muito a compartilhar, o trio agora convida o público para a Península Virada, série de atividades que começa às 18h de terça-feira e só termina às 22h de quarta.
Os visitantes poderão conferir obras inéditas feitas pelo trio em diferentes cidades, conversar com os autores e assistir a bate-papos com artistas convidados: Élcio Rossini, Hélio Fervenza e Jailton Moreira.
Leonardo Remor mostrará o resultado da estada de dois meses no Pivô Pesquisa (SP), onde desenvolveu obras de tom conceitual. Interessada em performance, Andressa Cantergiani passou por três lugares, Terra Una (MG), Saracura (RJ) e Museu Bispo do Rosário (RJ). Já Denis Rodriguez trabalhou em cima da temática da água ao longo de dois meses na Associação Fotoativa, em Belém (PA).
A inspiração para a Península Virada são os lendários "happenings" de Allan Kaprow (1927-2006), eventos com ações que aproximavam artista e espectador. Outra referência são as maratonas (de poesia, de manifestos etc.) promovidas pelo curador Hans Ulrich Obrist na galeria londrina Serpentine.
– As pessoas vão ver trabalhos, ouvir conversas, mas também terão surpresas, coisas preparadas especialmente para esse dia – anuncia Rodriguez.
Tanto as viagens quanto o evento integram o projeto "Não sou daqui, nem sou de lá", contemplado na 12ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – edital que ainda prevê uma publicação no segundo semestre.
Leia também
Melhor do fotojornalismo tcheco está em cartaz no Margs
Centro popular de compras de Porto Alegre, POPCenter terá projeto de residência artística
PENÍNSULA VIRADA
O evento: das 18h desta terça-feira até as 22h de quarta,os artistas-gestores da galeria Península (Rua dos Andradas, 351) apresentam trabalhos realizados em residências artísticas no Brasil e no Exterior e promovem bate-papos no jardim da galeria. Amanhã, às 19h30min, o bate-papo é entre Helio Fervenza e Denis Rodriguez. Na quarta-feira, haverá dois encontros, às 18h, entre Jailton Moreira e Leonardo Remor, e às 20h, entre Élcio Rossini e Andressa Cantergiani.
Preste atenção! da madrugada de terça até as 14h de quarta, a galeria fecha as portas, mas exibe vídeos a partir de sua vitrine.
ANDRESSA CANTERGIANI
"Mesa para cem" é uma das ações realizadas por Andressa Cantergiani no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro. O trabalho foi feito no refeitório do pavilhão histórico da colônia Juliano Moreira, onde está localizada a cela na qual Bispo foi preso e passou seus últimos 30 anos de vida. A ação foi feita com cem talheres coletados antes e durante a residência.
DENIS RODRIGUEZ
Trabalho realizado no Igarapé do Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós, oeste do Pará, durante residência em Belém (PA). A obra, sem título, integra a série "Paisagem Encontrada", em que Rodriguez coleta paisagens relacionadas à água, tema que inspirou vários de seus trabalhos.
LEONARDO REMOR
Fotografia da série Viagem a Las Toscas, projeto realizado durante a residência artística COMUNITARIA, em Buenos Aires, Argentina. Um antigo carrossel vazio despertou o interesse do artista que, junto com as crianças da comunidade Las Toscas, investigou o paradeiro dos animais que estavam ausentes do brinquedo e os fotografou em seus "habitats naturais".