
Na pegada de uma vida mais saudável e sustentável, as ciclovias estão ganhando cada vez mais espaço na paisagem urbana. Muitos talvez não saibam que, na Capital, a popularização da bicicleta – então chamada de “velocípede de duas rodas” – aconteceu no final do século 19. Nessa época, jovens porto-alegrenses começaram a organizar excursões coletivas, como anota Natália de Noronha Santucci em Memórias Apagadas: os Velódromos Esquecidos de Porto Alegre. Nos passeios dominicais, os ciclistas pedalavam dos campos da Várzea (atual Parque da Redenção) até localidades afastadas como a Cascata, no subúrbio da Glória.
Segundo o imprescindível Guia Histórico de Porto Alegre, de Sérgio da Costa Franco, não tardou para que fossem fundadas duas sociedades para a prática do ciclismo – a União Velocipédica (formada em 1895) e a Rodforvier Verein Blitz, popularmente conhecida como Blitz (criada um ano depois por jovens de origem teuto-brasileira). Representantes de uma e de outra disputaram a primeira corrida de bicicletas da história de Porto Alegre, na madrugada de 10 de janeiro de 1897 (ou seja, há 127 anos). A prova teve lugar na Rua Voluntários da Pátria, às 5h – a escolha do horário se deu para aproveitar a rua deserta, isto é, sem movimento de pessoas ou veículos de tração animal. O vencedor foi João Alves, da União Velocipédica.
Já que o ciclismo atraía cada vez mais adeptos, a União decidiu construir um velódromo, que foi inaugurado em 30 de janeiro de 1898. Tratava-se de uma pista em forma de elipse, com extensão de 550 metros, erguida na bacia central do Prado Independência, no bairro Moinhos de Vento. Para se ter noção da febre que o ciclismo havia virado, menos de um ano depois – em 19 de novembro de 1899 –, foi aberto outro velódromo, dessa vez na Várzea. Alugado pela União junto ao município, o terreno estava “aproximadamente onde hoje se situa a Rádio da Universidade Federal, à Rua Sarmento Leite”, registra Sérgio da Costa Franco.
A inauguração do Velódromo da Várzea contou com a presença do intendente José Montaury e do presidente do Estado, Borges de Medeiros, além de grande público. Para não ficar atrás, a Blitz também construiu uma pista de corridas na Voluntários da Pátria, em terreno cedido gratuitamente pela Cervejaria Christoffel, como relata o cronista Gaston Hasslocher Mazeron, em Reminiscências de Porto Alegre.

Em 1900, foi realizado o primeiro campeonato estadual de ciclismo, com a participação de desportistas da Capital e do Interior do Estado. Mas o entusiasmo foi arrefecendo aos poucos nas décadas seguintes, provavelmente em função do aparecimento dos veículos motorizados, que se tornaram os principais meios de locomoção nas cidades.
Como se não bastasse, o desenvolvimento de outros esportes, especialmente o futebol, ajudou a diminuir o encantamento que as corridas de bicicletas causavam junto à população.
Tanto é verdade que, em junho de 1903, os dirigentes e atletas da Rodforvier Verein Blitz fundaram o Fussball Club Porto Alegre, um dos primeiros times de futebol da cidade, que jogou em um campo situado ao lado do velódromo da Voluntários da Pátria até 1910 (o Fussball seria extinto em 1944). Além disso, em agosto de 1904, o velódromo do Moinhos de Vento deu lugar ao Estádio da Baixada, primeiro endereço do Grêmio Football Porto-Alegrense.