Malgarin
Será no próximo dia 8, um sábado, em Mata (a cidade de madeira que virou pedra), o 1º Encontro da Família Malgarin. A confraternização celebrará os 126 anos da chegada dos Malgarin ao Brasil. Os Malgarin que vieram para o RS eram naturais de Vicentini, Nova Vicenza, Itália.
O casal Giuseppe e Paulina Malgarin, com sete filhos pequenos, foi a Jaguari para comprar lotes de terra e se estabelecer. Nessa viagem, morreu uma filha pequena, chamada Augusta. Em Jaguari, o casal teve um filho, ao qual foi dado o nome de Augusto, em homenagem à menina.
Além de Jaguari, a família se estabeleceu na região de São Vicente do Sul e Mata. Os irmãos de Augusto migraram para outras regiões do Brasil e do Mercosul. Augusto casou-se com Isabela Nicola e se radicou em Mata, tendo oito filhos, José, Dorival, Redêncio, Artidor, Tereza, Aida, Antonio e Pedro. Os três últimos, juntamente com seus descendentes, estarão no encontro. Mais informações pelo telefone (51) 99991-5922, com Betec Malgarin.
Bolzan
Com origem na região do Vêneto, na Itália, a família Bolzan realizará, no dia 8 de setembro, seu quinto encontro, em Jaguari. A festa segue a tradição italiana com missa, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Depois, haverá um almoço festivo no salão paroquial da igreja.
Foi essa família que construiu a primeira igreja na colônia Jaguari, na Linha 7 dos Bolzan, reconhecida pelo município, inaugurada entre 1888 e 1890, originalmente em madeira, sendo restaurada em 2012.
Agora, comemorando os 130 anos da chegada da família àquela cidade, haverá o descerramento de placa na Igreja São José, reconhecendo e agradecendo àqueles bravos antepassados.
Hoje, existem familiares com este sobrenome espalhados por todos os Estados brasileiros e no Exterior. Os descendentes que residem no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Espírito Santo são os que vão confraternizar nesta bela reunião, que celebrará a amizade e os laços de família.
Eles chegaram ao Brasil no dia 2 de maio de 1887, desembarcando em Jaguari em 14 de setembro de 1888. Mais informações com Flávio, pelo telefone (55) 99948-5544, e Cristina, no (55) 98117-2387, pelo site www.bolzan.net ou pelo e-mail flavio@bolzan.net
Brixius
No próximo dia 8, um sábado, os integrantes da família Brixius realizarão seu sexto encontro de confraternização. Os primeiros imigrantes desembarcaram no final do século 19 e se estabeleceram nos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Hoje, além do Vale do Rio Pardo, os descendentes concentram-se no Vale do Caí e no oeste de Santa Catarina.
O encontro, em Venâncio Aires, será a oportunidade para os participantes entenderem a história de São Brixius, conhecido principalmente na Bélgica. Nascido em Tours, na atual França, no século 4, era um órfão que foi retirado das ruas por São Martinho, então bispo na cidade. Após a morte do protetor, Brixius se tornou seu sucessor, no ano 397. A exemplo do mestre, foi também considerado santo. Mais informações com Patrícia, pelo telefone (51) 99286-2515.