Colégio São José, de São Leopoldo
No próximo sábado, dia 3, vai acontecer um novo encontro de ex-alunos do Colégio São José, de São Leopoldo. Desta vez, em caráter especial, afinal, agora a escola está completando 145 (cento e quarenta e cinco!) anos na formação de muitos e muitos cidadãos.
Estão previstas várias celebrações festivas, que vão ocorrer ao longo do ano. Para começar, nesse dia haverá uma missa, às 10h, com posterior visita às dependências da escola e um almoço de confraternização, que será servido por volta de 12h30min.
Mais informações com Arlete Scherer, pelo e-mail arletemscherer@gmail.com ou pelos telefones (51) 3572-3396 e 99112-3018. É muito bom poder (re)encontrar o passado!
Parobeanos dinossauros
Os alunos da Escola Técnica Parobé, da turma de 1967, terão um almoço comemorativo aos 50 anos de formatura, no próximo domingo, dia 4, meio-dia, no restaurante Lunar Gastronomia (Avenida Assis Brasil, 1.214 – Passo d’Areia, local da antiga Churrascaria Zequinha, junto ao estádio do Esporte Clube São José).
Contatos com Frederico, no telefone (51) 98476-5969.
Família Bratkowski
As origens da família estão na Polônia e a história começou com o casamento, em 1857, de Matheus Bratkowski e Apollonia Bratkowski. Apollonia enviuvou e se casou novamente, com Jan Kupiszewski, com quem emigrou para o Brasil, em 1890. Com o casal de imigrantes, vieram os filhos desse segundo casamento, Franc e Wojeiech, e mais dois do primeiro matrimônio, Marianna e Walenty Bratkowski, este já então casado com Rosália Hmielewski Bratkowski.
Piotr Bratkowski, também filho de Apollonia, casado com Marianna Poturalska, veio mais tarde, desembarcando com a família no Rio de Janeiro no dia 2 de abril de 1891. Todos vieram em busca do sonho de trabalhar em terra própria, prosperar e dar um futuro melhor para suas famílias. Foi difícil enfrentar os desafios. Da dificuldade com o idioma à escassez de alimentos.
A fé religiosa foi o apoio necessário nas horas mais escuras. Prosperaram, multiplicaram-se e fincaram firmes e fortes raízes na nova terra, colaborando para o progresso do país que os acolheu. Esses antepassados deixaram um legado de amor, fé e trabalho.
No próximo domingo, dia 4, a partir das 10h, os descendentes de Piotr e Walenty vão confraternizar em um almoço na Sociedade Polônia (Avenida São Pedro, 778). Será uma demonstração de gratidão e reconhecimento aos que já partiram, fortalecendo a amizade com os que aqui estão.
Contatos pelo telefone (51) 99282-3048, com Cecilia, e no Facebook Família Bratkowski no Brasil.