Organizado pelo artista visual Fabio Zimbres e pelo escritor Paulo Scott, o livro Na TáBUA (Lote 42, 192 páginas, R$ 100) — que reúne cartazes que agitaram a cena cultural brasileira nos anos 2000 — será lançado nesta segunda (18), às 19h, no novo espaço Ajeum Panqueca Bar (Rua Vieira de Castro, 130), em Porto Alegre. A entrada é franca. O evento contará com alguns dos mais de 90 artistas participantes e terá apresentação da Orquestra Literária, formada pelo trio Flu, 4nazzo e Paulo Scott.
Na TáBUA explora a interseção entre os blogs da internet pré-redes sociais com os fanzines das décadas anteriores. A série de cartazes impulsionou a criação de uma rede de artistas, difundindo trabalhos e chegando ao público em muros e paredes.
Última degustação de movimentos
Parte do ciclo de ações do grupo Mímese Cia. de Dança-Coisa, a última apresentação do projeto Degustação de Movimentos ocorre nesta segunda, das 19h às 21h, na Sala Pitangueira do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), em Porto Alegre. A entrada é franca.
No evento, o público poderá assistir a trechos do repertório do coletivo e experimentar alguns movimentos para compreender, com seu próprio corpo, a poética do grupo. Com direção e coordenação da bailarina e professora Luciana Paludo, o trabalho tem como foco a relação entre a preparação corporal para a dança e a composição coreográfica.
Mito bíblico inspira mostra
Inspirada pelo mito bíblico da Torre de Babel, a mostra Babel, Caos Adentro está em cartaz no Espaço Cultural Correios (Rua Sete de Setembro, 1.020), em Porto Alegre. Com curadoria de Denise Giacomoni, a exposição reúne trabalhos de 36 artistas gaúchos que refletem sobre o caos na sociedade e no planeta. Liana Timm é a artista convidada. A visitação é de terça a sábado, das 10h às 17h, até 3 de fevereiro.
Música, humor e romance
Disponível no Globoplay, a comédia romântica nacional Ritmo de Natal vai ao ar nesta segunda-feira, às 22h25min, na RBS TV. O longa-metragem dirigido por Allan Fiterman acompanha a história de amor entre a cantora de funk Mileny (Clara Moneke) e o violinista Dante (Isacque Lopes), que convivem com as formas distintas por meio das quais a mãe de Dante, Inês (Taís Araujo), e os pais de Mileny, Soraya (Vilma Melo) e MC Barbatana (Paulo Tiefenthaler), enxergam o mundo. A produção celebra as diferenças e mostra como o preconceito pode afastar as pessoas.