O projeto Quartas na Dança terá nesta noite um espetáculo em tom de celebração. A partir das 18h, os bailarinos da Transforma Cia. de Dança sobem ao palco do Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307) para apresentar a performance Ecos, que terá entrada franca (distribuição de senhas no local, uma hora antes do início).
Comemorando os 35 anos do grupo, o espetáculo tem direção-geral de Suzana D’Avila, que, ao lado de Pamela Agostini, também é responsável pela coreografia. Antes e depois da sessão, o elenco e a direção da montagem promovem um bate-papo com o público.
A proposta é dividir experiências sobre a prática de ir ao teatro e sobre as percepções dos espectadores sobre a performance.
Recital de canto e violão no Foyer
A soprano lírico Elisa Furtado e o violonista Jean Lopes Baiano se encontram na edição de hoje do projeto Musical Évora, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), na Capital.
Na apresentação, que começa às 12h30min, com entrada gratuita, eles vão interpretar composições do próprio músico e obras de John Dowland, Giulio Caccini, Claudio Santoro e Heitor Villa-Lobos.
Elisa é integrante da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), já tendo se apresentado em concertos e óperas. Já Baiano é vencedor de concursos de música nacionais e foi premiado em competições internacionais.
Comédia no Bar Ocidente
Espetáculo que debocha das celebridades, TicDropsToc volta a cartaz para duas sessões: nesta quarta-feira (10) e no dia 17, sempre às 21h, na programação do projeto Espaçonave, que ocorre no Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960), com ingressos a R$ 46 via entreatosdivulga.com.br. Em cena, estão Renato Del Campão, Caio Prates, Léo Maciel, Guilherme Fraga e Zeca Neto. A atração integra as comemorações de 20 anos da Cia. Teatrofídico.
Série recupera a vida de Cleópatra
Cleópatra é o ícone abordado na segunda temporada da série Rainhas Africanas, que tem produção-executiva da atriz Jada Pinkett Smith. Em quatro episódios, que combinam documentário e reconstituição histórica, Rainha Cleópatra traz como novidade uma atriz negra, Adele James, interpretando o papel que anteriormente coube a artistas brancas – como Elizabeth Taylor em 1963. A escolha da nova produção provocou manifestações contrárias no Egito de figuras públicas que entendem que Cleópatra tinha pele branca.
Destaque nesta quinta (11)
Instrumento de sopro versátil, o clarinete é capaz de emitir desde sons quase inaudíveis até sonoridades intensas. Tão característico, ganhou um evento dedicado a ele e que chega agora à segunda edição. Começa amanhã o 2º Festival Internacional de Clarinetistas de Porto Alegre, promovido pela Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Durante seus quatro dias de atividades, que seguem até domingo, participam grandes nomes do instrumento. A programação terá um concerto e recitais, além de master classes para estudantes e músicos profissionais.
No recital de abertura, a Ospa reúne todo o seu naipe de clarinetes. Marcada para as 19h de amanhã, a apresentação será na Escola da Ospa, na sede conhecida como Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300). A agenda segue na sexta com mais dois recitais na Escola. A partir das 13h, apresenta-se o Grupo de Clarinetistas da UFSM. Depois, às 17h30min, Darkson Magrinelli, professor de clarinete de universidades norte-americanas, toca com músicos da Ospa. Estas três atrações são gratuitas.
Encerramento
No sábado, às 17h, haverá um concerto na Casa da Ospa no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501). O clarinetista português Sérgio Pires, que integra a Sinfônica de Londres, sola acompanhado da Ospa, sob regência da maestra inglesa Catherine Larsen-Maguire. Para este espetáculo, os ingressos custam a partir de R$ 40 via plataforma Sympla.
O festival termina no domingo, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa, com entrada franca, quando a pianista Liliana Michelsen toca ao lado de Cristiano Alves, professor de clarinete da UFRJ, e Ovanir Buosi, da Osesp.