Cena de cinema no Guaíba
Se a paisagem do Guaíba já é de uma beleza cinematográfica, o músico Antonio Villeroy vai promover nesta terça-feira (6), no barco Cisne Branco, um espetáculo que dará ainda mais atrativos ao passeio. No trajeto que começa, às 19h, no armazém B3 do Cais do Porto (Av. Mauá, 1.050), o cantor e compositor gaúcho apresenta o show Trilhas Sonoras, em que toca temas que se tornaram conhecidos em filmes e peças. A apresentação, com a qual Villeroy vem fazendo sucesso desde o ano passado, quando começou a promovê-la em casas noturnas da cidade, agora ganha uma versão sobre as águas. No repertório, devem ser tocadas as autorais From Ruins of a Town, do longa Neptune's Rocking Horse, Amores Possíveis, tema do filme homônimo de Sandra Werneck, e Sexo Amor e Traição, tema principal do filme de Jorge Fernando, além de Quatro Direções do Céu, da peça de Roland Schimmelpfennig, montada pelo diretor Camilo de Lélis em 2015. Entre as canções de outros autores, destaques para Tuyo, de Rodrigo Amarante, Les Moulins de Mon Coeur, de Michel Legrand, e Bye Bye Brasil, de Menescal e Chico Buarque. Acompanham Villeroy os músicos Lucas Esvael (baixo), Marquinhos Fê (bateria) e Pedro Tagliani (guitarra). Os ingressos podem ser comprados no local e custam R$ 65. Informações e reservas podem ser feitas pelos telefones 3224-5222 e 99712-5672.
O pampa gaúcho sob o olhar uruguaio
O pintor e escultor uruguaio Alejandro Arnutti abre na terça (6), às 19h, sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra Pampa Além Fronteiras fica em cartaz no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020) até 11 de março e retrata situações inusitadas ou cenas em que as pessoas e os animais do campo são protagonistas. A exposição do artista radicado em Uruguaiana reúne pinturas em óleo sobre tela, carvão sobre cartão e aquarela sobre papel, além de esculturas de resina de poliéster. Hoje, o curador da exposição – e também músico – Sérgio Rojas se apresenta ao lado do cantor Daniel Torres para marcar a abertura de Pampa Além Fronteiras. Gratuita, a mostra pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 13h, e aos domingos, das 13h às 17h.
Brooklyn sambista
O espaço abaixo do viaduto do Brooklyn, como ficou conhecido o elevado da Av. João Pessoa, se tornou a nova casa da Encruzilhada do Samba, que até então promovia seus shows na escadaria da Borges de Medeiros. A partir de agora, o grupo passa a se reunir às terças-feiras, às 18h30min, ao lado do Espaço Cultural Lechiguana (Rua Sarmento Leite, 607), estabelecimento localizado no Brooklyn – que vem se tornando um importante palco de shows, festas e eventos de cultura e esporte. Além da roda de samba, o evento gratuito terá bancas de cerveja (artesanal e tradicional) e gastronomia (vegetariana e tradicional).
Carnaval em ritmo de jazz
O London Pub & Bistrô (Rua José do Patrocínio, 964) vai comemorar, até sábado, o Carnaval em ritmo de jazz. Sempre às 22h, a casa vai receber artistas do gênero na quarta edição do seu CarnaJazz. Quem abre a programação, nesta terça (6), é o João Maldonado Trio. Acompanhado de Marcio Bolzan (baixo) e Claudio Calcanhotto (bateria), o pianista apresenta o show Blues From Windows, com músicas autorais e releituras de clássicos internacionais. Na quarta-feira, sobe ao palco o Rafael de Lima Quarteto, grupo que deve apresentar um repertório experimental de ritmos brasileiros, jazz moderno e música erudita contemporânea. Na quinta, a responsável pela trilha sonora da noite é a Marmota, uma das boas bandas jovens do gênero no Estado. Melina Vaz, com seu show Divas do Jazz, é a atração de quinta. E, na sexta, quem fecha a programação do CarnaJazz é a banda Mamma Doo, com clássicos do jazz e do blues. Os ingressos para hoje custam R$ 10 e podem ser reservados pelo telefone (51) 98233-7037.