O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta terça-feira (12) que agora considera a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 como esquema vacinal completo. Até então, pessoas que haviam recebido duas injeções ou dose única da Janssen, no chamado esquema primário, entravam nessa relação. A alteração vale para adultos com 18 anos ou mais e já pode ser observada na apresentação dos dados do painel de imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Pessoas imunossuprimidas e idosos com mais de 80 anos, grupos com indicação de duas doses de reforço, o esquema completo é reconhecido com a aplicação de três injeções: duas do esquema primário mais uma dos dois reforços.
— Queremos ter um conceito que acompanhe o nosso discurso de que para a melhor proteção contra a covid-19 é necessária a dose de reforço. É uma avaliação dinâmica, pois em um primeiro momento, no início da campanha, o esquema completo representava a segunda dose ou dose única, mas hoje isso já mudou — explica a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, em nota divulgada nesta terça-feira (12).
O público com menos de 18 anos não será afetado pela mudança, ou seja, para crianças de cinco a 11 anos e adolescentes de 12 a 17, o esquema completo continua se referindo à aplicação de duas doses. Isso porque, para essas faixas etárias, ainda não está prevista a dose de reforço.
De acordo com o governo, 50% da população acima de 18 anos no RS pode ser considerada com esquema completo atualmente.
Quando fazer a dose de reforço
- Quem recebeu duas doses de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer: quatro meses após a aplicação da segunda injeção
- Quem fez a dose única da Janssen: dois meses após a aplicação da injeção inicial
- Imunocomprometidos acima dos 18 anos, não gestantes ou puérperas: dose única da Janssen + dose adicional da Janssen oito semanas depois + dose de reforço da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen quatro meses depois da dose adicional.
Critérios de definição do esquema vacinal conforme faixas etárias
Adultos (18 anos ou mais)
- Pelo menos uma dose: uma dose ou dose única
- Esquema vacinal primário: duas doses ou dose única
- Esquema vacinal completo: dose de reforço
Adolescentes (12 a 17 anos) e crianças (cinco a 11 anos)
- Pelo menos uma dose: uma dose
- Esquema vacinal completo: duas doses