Porto Alegre ultrapassou, nesta quarta-feira (9), a marca de 50% da população com 18 anos ou mais vacinada com a primeira dose de imunizantes contra o coronavírus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Dentre 1,1 milhão de habitantes com mais de 18 anos na capital gaúcha, 552.157 receberam a primeira dose, o que representa 50,03% da população adulta da cidade. A segunda dose foi aplicada em 28,8% dos habitantes.
Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou apenas a vacina da Pfizer para a faixa entre 16 e 18 anos. O laboratório já entrou com solicitação para incluir adolescentes a partir dos 12 anos, e o órgão analisa o pedido.
Para atingir a imunidade coletiva, quando cerca de 70% da população estiver vacinada, o suficiente para controlar a epidemia, é preciso analisar a cobertura vacinal na população de todas as idades. Por esse indicador, no qual se leva em conta os 1,48 milhão de habitantes de Porto Alegre, 37% da população de Porto Alegre recebeu a primeira dose e 21,3%, a segunda dose.