![Tiago Bitencourt / Agência RBS Tiago Bitencourt / Agência RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/9/1/9/5/3_c9f78e97be166d8/35919_e3b93b4438e5d4e.jpg?w=700)
O movimento foi baixo e sem registro de problemas nas unidades de saúde de Porto Alegre que estão aplicando a vacina da covid-19 na manhã desta terça-feira (4). Estão aptas para receber as doses pessoas com doenças crônicas e comorbidades com idade entre 58 e 59 anos e idosos a partir de 60 anos.
Está sendo aplicada apenas a primeira dose. A imunização com a segunda dose está suspensa por falta de doses da CoronaVac/Butantan. Apesar disso, ainda foram flagrados idosos com o cartão de vacinação buscando a segunda dose. A aplicação ainda depende da chegada de mais doses.
No salão da Igreja Nossa Senhora da Glória, onde são aplicadas as doses da Unidade de Saúde Glória, não havia ninguém procurando a imunização por volta das 10h30min. As atendentes informaram que o movimento foi um pouco maior perto das 8h, mas sem problemas.
Na Unidade de Saúde Bananeiras, na Avenida Aparício Borges, o movimento também era bem baixo. No posto de Saúde Modelo, na Avenida João Pessoa, havia um pouco mais de pessoas e pequenas filas chegavam a se formar eventualmente, mas sem tumulto.
Após a conferência da documentação, em menos de 10 minutos a pessoa saía vacinada. O maior problema era a falta dos laudos ou atestados médicos confirmando a comorbidade. Muitas pessoas tiveram de ir embora pela falta dos documentos.
A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que todas as pessoas devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência de Porto Alegre, além da documentação relativa a cada comorbidade. Ainda é pedido que seja levada uma cópia do atestado médico junto com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. A cópia ficará na unidade de saúde para registro.
A vacinação da primeira dose contra covid-19 para pessoas com doenças crônicas e comorbidades entre 58 e 59 anos, previstas na fase 1 do Plano Nacional de Vacinação (PNI), vai até as 17h, em 32 unidades de saúde. Não haverá atendimento em drive-thrus.
Pessoas com 58 e 59 anos com as seguintes comorbidades podem se vacinar
- Diabetes
- Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
- Hipertensão arterial
- Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
- Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Cirrose Hepática
Além disso, continua a aplicação da primeira dose nos grupos anteriores, iniciados na sexta-feira
- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
- Gestantes e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) com alguma comorbidade, maiores de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos
- Pessoas vivendo com HIV entre 55 e 59 anos
- Público em geral com 60 anos ou mais