Apesar do alerta feito no final da tarde de quarta-feira (5) pela prefeitura de Porto Alegre de que não haveria vacinação com a segunda dose da CoronaVac, uma fila de carros se formou na Avenida Ipiranga, junto ao estacionamento da PUCRS, na manhã desta quinta (6). Os primeiros motoristas chegaram ainda na madrugada, por volta das 4h.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, devido ao baixo volume de vacinas disponíveis, suspendeu a aplicação da segunda dose de CoronaVac. A orientação era para que as pessoas não fossem para o local nem à noite, nem de manhã cedo. Não adiantou.
Por volta das 5h30min, cerca de 20 veículos já ocupavam a faixa da direita da Avenida Ipiranga. Todos buscando a segunda dose de CoronaVac. Conforme eles ouviam que não haveria imunização no local, iam saindo. Alguns, porém, preferiram permanecer.
— Eu quero que alguém de dentro me diga que não tem — disse um homem mais exaltado que não quis se identificar.
Dona Eva Elizete Pacheco, 64 anos, estava com um familiar e também disse que iria aguardar.
— Cheguei umas 5h15min e, já que estou aqui, vou esperar.
A expectativa da secretaria é que cheguem novas remessas de doses de CoronaVac do Ministério da Saúde nos próximos dias, o que possibilitará a retomada da vacinação. Ainda não há previsão de quando a imunização será retornada.
No drive-thru da PUCRS, das 9h às 17h, a imunização com a AstraZeneca/Oxford será exclusiva para:
- Primeira dose para idosos a partir de 60 anos e gestantes
- Segunda dose para profissionais de saúde, trabalhadores em áreas de apoio à saúde e idosos
Nas Unidades de Saúde Santa Marta, no centro de Porto Alegre, e IAPI, na Zona Norte, também houve registro de pessoas que madrugaram na fila buscando a segunda dose da CoronaVac.