A fim de auxiliar pacientes que tiveram covid-19 e ainda apresentam sintomas da doença, como fadiga, falta de ar, dor no peito e fraqueza muscular, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) criou o Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid, que disponibiliza atendimento gratuito a esse público. O serviço é oferecido por estudantes do curso de Fisioterapia da instituição, em São Leopoldo, e conta com a supervisão de professores da área.
De acordo com os coordenadores do curso, Ana Paula Karolczak e Thiago Dipp, o objetivo do ambulatório é melhorar o condicionamento físico e amenizar as sequelas causadas pela infecção por coronavírus. Eles explicam que os estudantes realizam uma avaliação do paciente e, em seguida, iniciam um plano de tratamento fisioterapêutico, que inclui treino de força muscular, aeróbico e da musculatura ventilatória.
O tratamento dura oito semanas, com consultas às terças e quintas-feiras, no turno da tarde. O atendimento é realizado de forma presencial no ambulatório, que funciona na Clínica de Fisioterapia da instituição, localizada no campus São Leopoldo (Avenida Unisinos, 950, bairro Cristo Rei).
Após finalizarem o tratamento, os estudantes irão analisar e avaliar os efeitos do programa de reabilitação na capacidade funcional de pacientes recuperados da covid-19. Para participar, é necessário agendar uma consulta pelo WhatsApp (51) 3591-1265. No entanto, as vagas são limitadas e, por isso, pode ser preciso entrar na fila de espera.