A falta de doses para a segunda aplicação acende um sinal de alerta no sul do Estado. De acordo com informações da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, 86% das doses da CoronaVac para segunda aplicação chegaram a região. Até o momento, nenhum dos 22 municípios da região está sem doses, mesmo assim, não será possível cobrir 100% das pessoas que precisam receber a segunda dose.
Em Rio Grande, ainda há 500 doses para serem aplicadas no município. Segundo a prefeitura, o estoque é suficiente para esta semana, mas aguarda o envio de uma nova remessa para as próximas semanas. As doses que faltam seriam para vacinar a população na faixa etária de 65 a 69 anos, vacinada com a primeira dose no final de março.
— É um número muito pequeno para o que teríamos que avançar nos próximos dias. Alguns municípios já estão com falta de doses, há mais de uma semana, e o Ministério da Saúde ainda não informou quando enviará mais doses — afirmou a secretária da Saúde de Rio Grande, Zelionara Branco.
Em Pelotas, a prefeitura informa que consegue seguir o calendário e fazer a segunda aplicação até o dia 3 de maio, quando será a vez da imunização em pessoas com mais de 71 anos. Para avançar na segunda dose, a cidade ainda aguarda nova remessa. O município já vacinou mais de 92 mil pessoas, sendo 76 mil a primeira dose e apenas 19 mil com a primeira e segunda dose.