Começaram a ser distribuídas aos municípios do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (4) a remessa de 174,8 mil doses da CoronaVac. Esse novo lote de vacina contra a covid-19 será destinado à aplicação da segunda dose em pessoas que já receberam a primeira.
As doses chegaram na quarta-feira (3) e foram levadas a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre. Nas primeiras horas da manhã de hoje o movimento no local foi tranquilo. Apenas uma caminhonete de Santa Cruz do Sul aguardava para retirar a vacina.
A partir das 10h, iniciou a distribuição das doses e, além da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, a Coordenadoria de Osório (18), Lajeado (16), e Cachoeira do Sul (8) retiraram as caixas no Ceadi. Não houve filas e o processo foi rápido. O restante das coordenadorias de saúde irá receber através de aeronaves das forças policiais.
Os aviões da Brigada Militar saíram às 9h de Porto Alegre. Previsão é que chegassem a Caxias do Sul, na Serra, por volta de 9h20min, com carga da 5ª CRS, em Erechim às 10h20min, com doses das 11ª e 6ª CRS, em Palmeira das Missões às 11h, com doses para a 15ª e a 2ª CRS, em Santo Ângelo às 11h40min, com a carga para 9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS, em Bagé às 12h50min, com doses para a 7ª coordenadoria, e em Pelotas às 14h50min, com vacinas para a 3ª CRS.
Além disso, um helicóptero da Polícia Civil chegaria a Santa Maria às 10h15min com doses para a 4ª e a 10ª coordenadorias. Devido ao tempo instável, a SES informa que poderão ocorrer alguns atrasos. Os municípios são responsáveis por organizar a vacinação a partir do recebimento dos seus lotes, encaminhados para as coordenadorias regionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES).