A procura por vacina contra a covid-19 para os idosos a partir de 83 anos é baixa na manhã desta segunda-feira (22) nos postos de saúde de Porto Alegre que estão aplicando a imunização. A reportagem percorreu quatro dos 10 estabelecimentos e não foram encontradas filas para este serviço. No entanto, filas de pessoas com suspeita de covid-19 que aguardavam consulta para fazer o teste foram encontradas em dois postos.
Porto Alegre registra a vacinação de 19.019 idosos acima de 83 anos contra a covid-19, conforme dados da plataforma vacinômetro, até as 8h20min desta segunda-feira. O quantitativo corresponde a 88,45% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação de 21.505 pessoas dessa faixa etária na Capital.
No posto de saúde Modelo, na esquina da João Pessoa com a Jerônimo de Ornelas, todos os bancos colocados para receber os idosos estavam vazios. No entanto, uma fila de mais de 30 pessoas estava do lado de fora, junto ao portão. Conforme os funcionários da unidade, são pessoas com sintomas de infecção por coronavírus que aguardavam atendimento para fazer o teste.
Situação semelhante foi encontrada no posto Santa Cecília, no bairro Santana. Poucas pessoas buscando a vacina e muitas ocupando os bancos aguardando consulta e teste para saber se estão infectadas pelo coronavírus.
— Desde quarta-feira, temos recebido uma média de 20 pessoas por dia com suspeita de covid-19 — disse uma funcionária que não se identificou.
Na unidade de saúde do IAPI, no bairro São João, poucos idosos buscavam a vacina. O casal Sueli Cristina Casagrande, 84 anos, e Antenor Francisco Casagrande, 89 anos, se imunizaram juntos. Eles saíram da Vila Ipiranga e foram levados pela filha.
— Não deu para vir antes. E foi bem rápido. Nem doeu nada. Já tomei muita vacina na vida - disse dona Sueli, saindo de mãos dadas com o marido.
Na Unidade de Saúde São Carlos, junto ao terminal Antônio de Carvalho, apenas uma senhora aguardava para se vacinar. O movimento era tranquilo.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos demais postos a situação foi semelhante, com movimento baixo para imunização.
A vacinação seguirá ao menos nesta terça-feira ainda, para pessoas a partir de 83 anos, das 8h às 17h.