O governo do Estado está articulando a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na semana na qual o nível de ocupação destes leitos por coronavírus chegou a 96,45% em Porto Alegre, cidade com maior concentração de pacientes. A situação leva a Secretaria Estadual da Saúde (SES) a projetar a criação de um total de até 250 novos leitos. Na Capital, devem poder receber mais pacientes os hospitais de Clínicas, Conceição, Santa Casa, Porto Alegre, Beneficência Portuguesa, Vila Nova e Restinga.
Os hospitais de Clínicas e Conceição já abriram unidades novas na semana passada. Nesta segunda-feira (22), o Hospital Porto Alegre, por exemplo, deve abrir oito leitos, sendo que 10 já estão disponíveis desde o último sábado (20). O Clínicas deve receber mais 10 leitos, e o Hospital Vila Nova deve criar mais 15 espaços para atendimento nos próximos dias.
A SES entregou, no final de semana, respiradores, monitores e camas para a criação de 20 leitos no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas – que devem começar a operar nesta segunda-feira (22) – e de 10 espaços no Hospital de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, e cinco na instituição de Tramandaí, no Litoral Norte, que já estão operando. Com os 35 novos leitos, o total no Estado chega nesta segunda-feira a 1.141.
Segundo o diretor de regulação da SES, Eduardo Elsade, o número de leitos em cada hospital pode variar, de acordo com a demanda e a possibilidade de novas unidades.
— Todos os hospitais para onde estamos enviando equipamentos ou que estamos conversando declaram ter equipes para abrir novos leitos de UTI. Tudo é projeção de agora. Podemos ter um a mais ou um a menos em algum hospital, mas agora é questão de organização — afirma Elsade.
Foram enviados também equipamentos para reabrir outros 10 leitos no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, na próxima quarta-feira (24). De acordo com a Secretaria da Saúde, ainda nesta segunda-feira, serão entregues mais 10 leitos de UTI no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, e serão reabertos outros 10 no Hospital Berço Farroupilha, em Guaíba.
Pelo menos outros sete novos leitos devem ser abertos também no Hospital Bruno Born, em Lajeado. Na semana que vem, a expectativa é de abrir outros 15 espaços no Hospital Universitário, em Canoas. Serão entregues outros equipamentos para a retaguarda de pacientes na emergência do Hospital São Camilo, de Esteio.