Das 11 regiões classificadas de forma preliminar em bandeira vermelha na 39ª etapa do Distanciamento Controlado, apenas duas apresentaram recurso ao governo do Estado.
Os pedidos, feitos por associações de regiões, serão analisados pelo Gabinete de Crise até a segunda-feira (1º), quando o mapa definitivo será confirmado.
Preocupado com possíveis aglomerações nos próximos dois feriados - 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, e 16 de fevereiro, Carnaval -, o governo publicou no sábado (30) novo decreto interditando praias de águas salgadas e doces.
A proibição de movimentação nas faixas de areia vale entre 18h da segunda-feira (1º) e 8h da terça-feira (2).
Em bandeira vermelha está 54,8% da população gaúcha, nas regiões de Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Erechim, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. Na cor laranja estão as regiões de Canoas, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Novo Hamburgo, Santa Rosa, Taquara, Bagé, Caxias do Sul e Pelotas.
Os principais indicadores que apresentaram alteração e embasaram o mapa preliminar da 39ª rodada foram o número de pacientes confirmados com Covid-19 internados em leitos clínicos (-2%) e em leitos de UTI (-6%). Houve também redução nos novos registros semanais de hospitalização (-9%), no total de óbitos por coronavírus (-8%) e no número de casos ativos (- 6%).
Apesar da leve melhora em indicadores, que fez o mapa não ter bandeiras pretas (risco altíssimo de contágio pelo coronavírus) e aumentar os locais em laranja (risco médio), o governo alerta para os cuidados nos dois próximos feriados — 2 de fevereiro e 16 de fevereiro, Carnaval —, que costumam reunir um grande número de pessoas por motivos religiosos ou festivos.
O mapa definitivo será anunciado nesta segunda-feira (1º) e valerá entre a terça-feira (2) e a segunda-feira (8).